Tempo estimado de leitura: 3 minutos
As temperaturas no Paraná aumentaram gradativamente na última semana. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nesta quarta-feira (23), até as 13h, os termômetros marcavam entre 18°C e 29°C em todo o estado.
O calor e a elevação da umidade favoreceram a formação de áreas de instabilidade nesta quinta-feira (24), que devem provocar chuva em regiões onde não chovia há mais de 20 dias.
Não se trata de uma frente fria com massa de ar frio, como ocorreu durante o inverno. A previsão aponta para chuva fraca a moderada na metade sul do Paraná, abrangendo do extremo Oeste ao Leste, incluindo parte sul da região Noroeste. Nas regiões Oeste e Sudoeste, há possibilidade de raios, porém sem chuvas expressivas.
Não há expectativa de temporais, e as temperaturas à tarde devem ser inferiores às dos últimos dias. Na sexta-feira (25), pode ocorrer chuva ocasional na madrugada, seguida de tempo seco e aumento das temperaturas durante o dia. O sábado (26) será seco, com o retorno da instabilidade no domingo (27) em todas as regiões.
Diversos municípios enfrentaram entre 20 e 24 dias sem chuva. Em junho de 2025, a maioria das cidades teve precipitação acima da média histórica, mas julho registra pouco ou nenhum acumulado até o momento, especialmente no período da tarde, quando a umidade relativa do ar ficou abaixo de 50%.
Em Maringá, por exemplo, choveu 154 mm em junho, valor superior à média histórica de 83,3 mm. No entanto, em julho ainda não foram registrados volumes significativos, apesar da média mensal ser de 66,5 mm.
A ausência de chuva no mês atual está associada à atuação de massas de ar seco e a bloqueios atmosféricos na região Sul do país, que impedem a formação de frentes frias típicas do período, reduzindo a frequência de precipitações.
Comentários estão fechados.