Nova opção: carteira da pessoa com autismo pode ser solicitada pelo WhatsApp no Paraná

Documento garante prioridade em atendimentos e pode ser solicitado gratuitamente pela internet.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) lançou um canal de WhatsApp para facilitar o processo de solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) no Paraná. O atendimento é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo número (41) 3210-2457.

    A Ciptea garante prioridade em atendimentos nos setores público e privado e serve como identificação oficial. Para emitir o documento, é necessário apresentar RG e CPF do autista e do responsável, uma foto atual, laudo médico digitalizado e exame de tipo sanguíneo. O processo é 100% online, com orientações disponíveis no site www.carteiradoautista.pr.gov.br.

    Desde 2020, o Paraná já emitiu 36.601 carteirinhas. Somente em 2025, foram entregues 4.458 documentos. A emissão também está sendo feita presencialmente em ações regionais previstas entre os dias 14 e 30 de abril em cidades como Maringá, Umuarama, Londrina e Foz do Iguaçu.

    As atividades ocorrem nos escritórios regionais da Sedef. Instituições e a comunidade em geral podem usar o número do WhatsApp para esclarecer dúvidas e solicitar a Ciptea.

    Comentários estão fechados.