Você já ouviu falar sobre “eneagrama”?

Na live do “Papo de Especialista” desta terça-feira (05), a mentora de negócios para desenvolvimento de pessoas e professora universitária no ramo do Comércio Exterior, Andrea Serrano explicou sobre esse estudo. Assista a live na íntegra clicando AQUI.

O eneagrama é um estudo, uma sabedoria muito antiga, que existe, segundo os estudos, desde o Egito antigo, e ajuda a compreender os diferentes tipos de personalidade.

De acordo com Andrea, entender o próprio eneagrama é fazer uma jornada de autoconhecimento.

O estudo tem potencial muito grande para o desenvolvimento das pessoas, principalmente no mercado de trabalho. Isso porque ao descobrir as nossas características comportamentais, mecanismos de defesa que adotamos ao longo da vida, e a forma como funcionamos e nos relacionamos com outras pessoas, ajuda em nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Serrano diz que nosso desenvolvimento acontece em camadas. O eneagrama possibilita desenvolver a percepção das fragilidades e pontos positivos nossos e dos outro, assim nós exercitamos nossa empatia e crescemos.

O eneagrama é apresentado como uma mandala e traz nove tipos de personalidade. Andrea explica que todo mundo tem características desses nove tipos, mas podem ter características dos outros tipos também. O eneagrama não é para rotular ninguém, porque existem variações.

Segundo a profissional, dentro da mandala existem três centros: corporal, emocional e mental, E cada tipo de perfil no eneagrama está dentro de um desses centros.

Serrano finalizou dizendo que não basta fazer apenas o teste do eneagrama e deixar por isso. O mais importante de fazer o teste e identificar o seu tipo de personalidade é saber o que fazer a partir dele, como desenvolver o caminho pessoal e profissional do seu eneagrama.