MARINGÁ – Prefeitura revitaliza a primeira pista pública de skate de Curitiba para formar os novos campeões do esporte

Quem anda de skate em Curitiba ganhou um presente de Natal da Prefeitura. Na quinta-feira (21/12), o prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, inauguraram a revitalização completa da pista de skate do Jardim Ambiental, no bairro Alto da XV. Histórica, esta é a primeira pista pública de Curitiba, inaugurada em 1978 com a presença do então presidente da República, Ernesto Geisel. 

“É com imensa alegria que nós revitalizamos essa primeira pista de skate da cidade de Curitiba. Ela foi tão inovadora na época que o presidente da República veio a Curitiba para inauguração aqui no Jardim Ambiental. O prefeito era o saudoso engenheiro Saul Raiz”, disse Greca.

“Nós entregamos hoje a pista revitalizada dentro do nosso movimento de fazer com que todas as pistas de skate da cidade sejam recuperadas. Em todos os cantos de Curitiba, do Bairro Alto até Santa Felicidade, desde o Tatuquara até aqui no Alto da XV, a Prefeitura está arrumando as pistas de skate. Gostamos do movimento, gostamos da mocidade ocupando as praças, gostamos da vida. A cidade é um cenário da vida e a vida tem que ser bem vivida”, completou o prefeito. 

Os trabalhos fazem parte dos serviços de manutenção que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente está executando em todas as pistas públicas de skate de Curitiba e atendem a várias demandas de skatistas feitas pelo Fala Curitiba, programa de consultas públicas da Prefeitura de Curitiba. 

O investimento da Prefeitura na revitalização da pista do Jardim Ambiental foi de R$ 650 mil. A pista ficou mais moderna e com o formato de um bowl, com um coping block de 2,5 metros onde os skatistas podem treinar aéreos e embalar o skate como se estivessem em uma grande onda de concreto. Toda a reforma foi feita pela empresa Hefer Construções Civis Ltda, dos skatistas e engenheiros Júlio Cesar Zeni e Marco Imaguire (Maguila).

Antigos e novos campeões

O vice-prefeito Eduardo Pimentel explicou que a Prefeitura de Curitiba já entregou a reforma de oito pistas de skate e está próxima de finalizar mais duas. “Vamos recuperar 32 pistas de skate em Curitiba. A Praça do Gaúcho que nos aguarde, que nós estamos chegando lá. Aqui do Jardim Ambiental saíram muitos campeões, como o Marcelo Kosake e o Piolho, e agora com a pista renovada vamos revelar muitos novos campeões também”, afirmou Eduardo Pimentel. 

Marcelo Kosake, tricampeão brasileiro de Vertical e campeão de algumas etapas do Mundial, começou a andar de skate na pista do Jardim Ambiental. “Essa pista revitalizada é um sonho de qualquer praticante de skate no Brasil. Vai repercutir em Curitiba inteira. Quando foi inaugurada, em 1978, essa pista era muito moderna para a época. Essa reforma vai trazer muita gente nova e ‘antiga’ pra andar aqui”, disse Kosake.

Com apenas 10 anos, Miguel Lisoto não tem medo de dropar das bordas da nova pista do Jardim Ambiental. Levado pelo pai Toni, Miguel vai ser um frequentador assíduo do novo “pico”. “Quem andar nesta pista vai andar em qualquer lugar. Ficou uma pista bem técnica. Essa revitalização é boa pra cidade, é boa pro bairro”, afirmou Toni Lisoto.

Movimento no bairro

Para o empresário Délio Canabrava, a nova pista de skate do Jardim Ambiental vai movimentar ainda mais a região do Jardim Ambiental e dos empreendimentos da Rua Itupava. “Um equipamento público desses, todo renovado, vai trazer muitas pessoas para usar. Pais e mães vão trazer os filhos, as famílias vão vir aqui ocupar o espaço. Isso é bom para todo o bairro, vai melhorar a segurança da região”, disse o empresário e chef de cozinha, que confessou ter tentado andar de skate quando a pista do Jardim Ambiental inaugurou em 1978.

Orgulho e história

Os engenheiros skatistas Marco Imaguire, o Maguila, e Júlio Cesar Zeni acompanharam toda a reforma da pista do Jardim Ambiental, que começou em maio, de perto. Cada transição, cada borda, e o ângulo de entrada para as manobras foram todos estudados e feitos por quem sabe andar de skate.

“Procuramos fazer o melhor para as pistas de skate de Curitiba. Como skatistas, queremos o melhor para o esporte continuar evoluindo na cidade”, afirmou Maguila. 

“Me sinto muito orgulhoso, porque participamos da inauguração da pista em 1978, com o presidente Geisel. Aqui foi onde começamos a andar de skate e hoje entregamos essa revitalização completa. É uma honra para nós”, concluiu Júlio Cesar Zeni. 

Presenças

Também participaram da entrega da revitalização da pista de skate do Jardim Ambiental a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; o superintendente de Obras e Serviços do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine; o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr; os administradores regionais da Matriz, Rafaela Marchiorato Lupion Mello Cantergiani, e do Boqueirão, Ricardo Alexandre Dias; o assessor do gabinete Lucas Navarro; o presidente da PRa Skate (Associação Paranaense de Desenvolvimento da Cultura e da Prática do Skate), Fernando Johnson; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Fachinello; e o vereador Jornalista Márcio Barros.

(Texto: SMCS PMC. Foto: Pedro Ribas/SMCS PMC)

Últimas vagas de Empregos