Morre Almir Carvalho, ex-presidente do SinteemaR

Foi durante o período em que Almir foi presidente do SinteemaR que foi construída a sede atual do sindicato

  • Morreu na tarde deste sábado, 15, o servidor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Almir Carvalho de Oliveira, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá , o SinteemaR. Ele tinha 57 anos estava internado desde a véspera do Natal, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).

    O corpo será velado e sepultado na cidade de Marilena, na barranca do Rio Paraná, no Jazigo da família.

    A quantidade de pessoas lamentando nas redes sociais mostra o quanto Almir era querido e respeitado, especialmente no que se refere a defender os direitos do trabalhador. Foi esta maneira de ver o mundo que o levou para o sindicalismo, tendo sido presidente do SinteemaR de 1998 a 2001. Foi durante a gestão dele que foi construída a sede do sindicato, na Rua Professor Itamar Orlando Soares, ao lado do campus sede da UEM.

    Almir também esteve em outras gestões como secretário de Finanças, de Formação Sindical e de Administração. Fez parte da direção estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Núcleo Norte Novo da Central, além de ser um dos articuladores que, em 2013, criaram a Federação Nacional dos Servidores Públicos Estaduais (FENASEPE).

    O legado de Almir Carvalho é muito grande, pois ele construiu uma história de luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora e em defesa do movimento e da representatividade sindical. Almir também foi o principal responsável pelo retorno do SinteemaR aos quadros da CUT, em 2007.

    Comentários estão fechados.