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O ano era 2018 e os jovens Felipe Vido e Elvis Silvestre viviam uma vida comum, com as preocupações de todo universitário. Concentrando as atenções aos cursos de Agronomia e Administração, respectivamente, eles se dividiam entre a rotina de estudos e trabalho. Nas horas vagas, faziam o que todo maringaense gosta: comer em bons restaurantes.
Das visitas semanais em lugares diferentes, começaram a surgir as perguntas dos amigos. Quando se deram conta, já estavam recomendando lugares para as pessoas.
“A gente começou em maio de 2018. Naquela época, não tinha tanto influenciador digital igual hoje. Na verdade, não fazíamos ideia de que isso era uma profissão. Começou como um hobby mesmo, eu e o Elvis éramos universitários. Aí, depois, a gente acabou se formando nas faculdades. Então, a gente gostava de sair para comer, sempre em lugares novos que abriam. Os amigos perguntavam o nosso Instagram particular, se tal lugar era bom ou não era, o que a gente achava da comida e tudo mais. Foi então que decidimos criar um Instagram para mostrar os lugares que a gente saia para comer. Assim surgiu o ‘Maringá Gastronômica’”, conta Felipe Vido.
Com o perfil criado, a produção de conteúdo começou. No entanto, no começo, o Maringá Gastronômica seguiu sendo um hobby para os dois influenciadores. A ‘virada de chave’ viria alguns meses depois, após o convite de uma pizzaria.
“O perfil começou a crescer, só que para nós ainda era um hobby. Então, a gente ia, pagava, saía para comer e mostrava, não tínhamos um compromisso em criar conteúdo todo dia sobre isso, era esporádico, conforme a gente ia comendo, a gente ia mostrando. Só que aí, em três meses, a gente recebeu o primeiro convite para comer de graça. Foi um convite de um rodízio de uma pizzaria. A gente foi e no final, a dona não cobrou a conta. E a gente pensou ‘nossa, tem gente que ganha para comer (risos)’. Achamos curioso e começamos a pesquisas sobre, como era uma carreira de influenciador, mas quando a gente criou o perfil, não tínhamos ideia desse mundo”, relembra.
Nos meses seguintes, Felipe e Elvis começaram a receber mais convites de restaurantes, além dos famosos ‘recebidos’ em casa. Na mesma proporção que a dupla virava referência no segmento gastronômico, o número de seguidores no Instagram aumentava.
“Os convites seguiam chegando, começamos a receber presentes em casa, igual blogueiros mesmo. Nisso, começamos a pesquisar outros perfis de referência pra ter uma ideia, foi quando a monetização começou, mas no começo a gente monetizava bem pouco. Percebemos que aquilo (o Maringá Gastronômica) poderia ser um negócio mesmo foi na pandemia”, conta Felipe.
Com a pandemia, que forçou muitos negócios do segmento a trabalharem no sistema de delivery, a busca pela divulgação dos influenciadores cresceu de forma astronômica.
“Nosso Whatsapp virou uma loucura, não paravam de vir pedidos de divulgação. Chegou uma época que precisei planilhar tudo para não deixar ninguém sem responder”, disse o influenciador.
Na época, ambos ainda estudavam e trabalhavam fora. O crescimento do perfil, no entanto, forçou a dupla a dedicar-se exclusivamente ao Maringá Gastronômica, aposta que deu super certo. Atualmente, o perfil já conta com mais de 150 mil seguidores nas redes sociais. E o sucesso de Felipe e Elvis foi tanto que forçou os jovens influenciadores a realizar, no fim de 2023, um ‘rebranding’, termo do mundo publicitário para reposicionamento de marca. A mudança veio pouco antes do Instagram da dupla completar 6 anos.
Maringá Gastronômica agora é Dois de Maringá
Neste ano, o Maringá Gastronômica realizou um evento para apresentar ao público sua nova marca. Com logo diversificada e tudo trabalhado com equipes de especialistas em mercado, o perfil virou Dois de Maringá, nome assumido pela dupla nas redes sociais.
Apesar de ter pego alguns de surpresa, a mudança foi algo planejado, conta Felipe Vido. Segundo o influenciador, ‘o mercado chamou’ a dupla para além da gastronomia.
“Conforme o tempo foi passando, a nossa exposição foi aumentando para as marcas. O Maringá Gastronômica surgiu da gastronomia, mas outros nichos passaram a nos procurar pedindo divulgação. Passaram a vir marcas de roupas, empresas de evento que até hoje nos atendemos, então o mercado nos puxou. Foi isso que nos levou a pensar no rebrand. No começo de 2023, uma agência parceira nossa começou fazer as pesquisas de mercado, foi um ano todo de pesquisa e muito trabalho para fazermos essa mudança, em dezembro de 2023”, conta.
“O Maringá Gastronômica, apesar de todo o carinho que temos, não fazia mais sentido, falando em nome. Já não representava mais o perfil. O Dois de Maringá é uma nova fase de nossa vida”, complementa.
Felipe Vido também faz um balanço de seis anos de Dois de Maringá. “Representa a minha vida, algo que começou como um hobby e que hoje nos permite ser uma referência para Maringá. Eu sempre quis fazer algo que pudesse ter diferença na vida das pessoas e isso me permite, é gratificante demais ver o feedback das empresas que anunciam conosco, falando como as vendas cresceram e tudo mais. O mais legal de tudo é que não é uma profissão que escolhemos, é a profissão que nos escolheu. Para mim, considero um privilégio poder trabalhar com o que amo”, finaliza.
DOIS DE MARINGÁ
Instagram: @doisdemaringa
Contatos profissionais: https://linktr.ee/maringagastronomica
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