Seguro para carro elétrico: saiba quais são os requisitos indispensáveis na apólice

Com alta histórica nas vendas de carros elétricos, cresce também a procura por seguros desse tipo de veículo: em Maringá, a Patmos Seguros já oferece coberturas para veículos eletrificados.

  • Com alta histórica nas vendas de carros elétricos, cresce também a procura por seguros desse tipo de veículo: em Maringá, a Patmos Seguros já oferece coberturas para veículos eletrificados

    Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) apontam alta histórica de emplacamentos de veículos eletrificados. Em Maringá essa realidade já pode ser conferida nas ruas, com a popularidade de modelos elétricos. Antes de carregar o carro na tomada e sair rodando, porém, sempre cai bem um seguro para carro elétrico, e a Patmos Seguros conta com coberturas específicas para esse tipo de veículo. 

    As características técnicas dos veículos elétricos podem impactar no custo total da apólice para o cliente, orienta o gestor operacional da Patmos Seguros, Marcos de Assis. Alguns itens do veículo elétrico são mais complexos, por isso, na maioria das vezes, só podem ser avaliados e consertados em oficinas especializadas indicadas pela própria montadora ou fabricante. 

    “Por conta disso, o valor do seguro para carro elétrico pode subir um pouco, mas não chega a ser algo exorbitante”, explica Assis. Segundo a ABVE, foram 93.927 carros elétricos licenciados em 2023, o que representa aumento de 91% sobre 2022, mas uma participação no mercado total ainda inferior a 5%.

    De olho nessa demanda e nesse mercado que veio para ficar, as principais seguradoras do País oferecem cobertura para os carros zero emissões, além de produtos específicos. “Algumas apólices que envolvem veículos elétricos podem prever benefícios e serviços adicionais em relação aos modelos movidos por motores a combustão puros”, explica.

    Itens indispensáveis no seguro para carro elétrico

    Por ser algo ainda novo inclusive para as seguradoras, o diretor da Patmos Seguros orienta muita atenção do cliente na hora de escolher a empresa e também as condições do contrato. “Serviços de reboque para uma estação de recarga no caso de a bateria descarregar é um item fundamental, por exemplo”, reforça Assis.

    Outro ponto importante, lembra o diretor da Patmos Seguros, é a cobertura para o cabo de carregamento do VE – original de fábrica. A grande maioria das companhias oferece seguro adicional para o equipamento. “Nessas horas é importante fazer cotação, já que um cabo novo pode custar até R$ 2 mil, a depender do modelo do veículo.”

    Não menos importante que a cobertura do seguro para carro elétrico, outra dica é ficar atento à assistência técnica oferecida. Por serem automóveis que exigem manutenção capacitada e também pelo fato de a venda representar menos do que 5% do mercado automobilístico, a mão-de-obra e o número de oficinas qualificadas para mexer em elétricos ainda em restrito, especialmente longe das capitais.

    “Aqui na Patmos, nós orientamos com muita cautela todo o trâmite envolvendo o seguro de carros elétricos. Afinal de contas, com uma pane ou possível sinistro, poderá ser ainda maior o tempo para o conserto daquele tipo de veículo”, orienta Assis, que aconselha sempre verificar no contrato a lista de estabelecimentos credenciados para consertos do carro elétrico. 

    PATMOS CORRETORA DE SEGUROS

    Cotações para carros elétricos

    Contato: (44) 98807-1106

    Instagram: @corretorapatmos

    Site: https://www.patmosseguros.com.br/  

    Comentários estão fechados.