Como e em que investir quando você não tem ou tem pouco dinheiro?

Em vez de esperar para economizar uma grande quantia, é mais prudente investir em quantias menores

  • Investir ainda é uma palavra estranha para muitas pessoas. E que pena! Elas não investem porque não sabem em que investir ou simplesmente não têm dinheiro extra. Você pertence a um desses grupos? Se deseja investir e ganhar dinheiro, mas não possui os fundos necessários, continue lendo. Nós daremos conselhos sobre como poupar dinheiro e em quais opções você pode investir com um capital financeiro mínimo.

    VOCÊ PODE INVESTIR SEM DINHEIRO?

    A resposta simples é – não. Você não pode. Portanto, é importante que você crie uma reserva financeira para seus investimentos. A boa notícia, no entanto, é que essa reserva não precisa ser muito grande. Você só precisa economizar alguns reais por mês. Economizar um pouco de dinheiro por mês não é difícil, pois estamos tratando de prioridades. Se você reavaliar suas prioridades, acabará possuindo os fundos necessários para investir.

    Então vamos lá! Tente pensar no que você gasta a maior parte do seu dinheiro e se essas despesas são importantes (e o quão importantes) na sua vida cotidiana. Em outras palavras, existe algo que você costuma comprar, mas realmente não precisa? Talvez você vá com muita frequência a bares, restaurantes ou esteja acostumado a comprar coisas pequenas que não têm muito utilidade. Se você puder se controlar, real por real, em pouco tempo, poderia ter 100 reais que poderiam ser investidos de maneira inteligente. Você não precisa esperar e acumular mais dinheiro. Muitas pessoas acreditam, de maneira errada, que precisam de uma grande quantia para investir. Mas a questão é: o que é uma grande quantia? Por exemplo, para um estudante pode ser 200 reais, mas para alguém, digamos, um funcionário com alto salário, pode muito bem ser 2000 reais.

    Em vez de esperar para economizar essa quantia, é mais prudente investir em quantias menores. Você pode começar a investir com apenas alguns reais. De fato, essa é a melhor coisa que você pode fazer se estiver apenas começando.

    POR QUE É MELHOR INVESTIR COM QUANTIAS MENORES?

    É claro que você pode aprender os fundamentos do investimento com a ajuda de livros e sites profissionais, mas descobrirá que as lições mais importantes são sempre aprendidas por meio da sua própria experiência. Infelizmente, porém, a experiência sempre custa algo. Com isso, não estamos falando apenas sobre o tempo gasto em educação, mas também, e talvez mais importante, o dinheiro que você perderá ao investir, querendo ou não.

    Todo mundo perde algum dinheiro antes de aprender a investir. Mas a verdade é que, mesmo se você souber investir adequadamente, as perdas ainda são inevitáveis. Perder dinheiro é simplesmente uma parte inerente do investimento.

    Mas com um pequeno capital inicial, inevitavelmente as perdas serão menores, isto é, as perdas não serão tão prejudiciais financeiramente. E, claro, o inverso é verdadeiro. Porque, mesmo que seu investimento gere um bom negócio, ele ainda ganhará muito pouco em termos de dinheiro se seu capital financeiro inicial for pequeno. No entanto, antes de investir um valor maior – ou talvez qualquer valor -, é importante entender em que vale a pena investir e o que provavelmente trará algum lucro.

    NO QUE VOCÊ PODE INVESTIR COM UMA PEQUENA QUANTIA DE DINHEIRO?

    Quando você ouve palavras como criptomoedas, fundos de investimento, opções binárias, ações e ouro, o que vem à sua mente? Qual desses ativos é a melhor escolha quando se trata de investir? A resposta certa é criptomoeda? Sim. Mas fundos de investimento, ações e ouro também é. Cada maneira de investir, cada ativo, tem suas vantagens e desvantagens. Cabe a você decidir qual é o certo para você. As criptomoedas geralmente estão passando por seus infames períodos de crescimento e queda. Mas, sem dúvida, são uma grande oportunidade de investimento, especialmente quando olhamos para o futuro. O problema é: como descobrir qual das inúmeras criptomoedas disponíveis é a correta?

    CRIPTOMOEDAS SÃO MAIS DO QUE SÓ O BITCOIN

    O Bitcoin é um ativo muito bem-sucedido e caro, sem dúvida. No entanto, este parágrafo não é sobre Bitcoin. Existem outras criptomoedas, muito mais promissoras, mas a hora delas ainda não chegou. Quando falamos sobre Ethereum, Litecoin, Monero ou XRP, sua vantagem incontestável sobre o Bitcoin é o fato de que elas ainda não são caras, porque toda a atenção ainda é atraída para o Bitcoin. E esta é exatamente a razão pela qual a educação é tão importante. É a única maneira de você conseguir identificar uma boa oportunidade de investimento, quando falamos tanto de criptomoedas quanto de ações de empresas promissoras que, embora tenham um enorme potencial, ainda estão esperando seu momento para brilhar, assim como as criptomoedas acima mencionadas.

    VOCÊ PODE COMPRAR OURO COM APENAS 100 REAIS

    No entanto, se investir em criptomoedas ou no plano de negócios de alguém parecer muito arriscado, você sempre pode depositar dinheiro em ouro. O ouro não é mais o investimento de pessoas ricas que não sabem onde gastar seu dinheiro extra com medo da inflação. Qualquer um que consiga economizar alguns reais por mês pode investir em ouro. Dito isto, o investimento em ouro é um pouco semelhante a economizar dinheiro no banco. Dentro de vários anos, seus pequenos investimentos acumulados podem se transformar em uma pequena fortuna. O preço do ouro está sempre subindo, lenta, mas firmemente. Embora hoje você gaste mais de R$ 8.000 por onça troy (31,3 g), 24 anos atrás (em 1995), você pagaria apenas R$ 2,00.

    Como você pode ver, existem muitas oportunidades de investimento. Acabamos de mencionar algumas delas, mas nem todas. Cabe a você decidir o que fazer com o seu dinheiro. Mas lembre-se sempre do risco associado a cada tipo de investimento.

    Nunca coloque em risco o dinheiro que você não pode perder. Boa sorte. Se você quiser continuar lendo sobre investimento e negociação, clique aqui.

    Comentários estão fechados.