Irã é o segundo principal destino das exportações de Maringá. Só perde para a China

O município conta com 103 empresas exportadoras e o principal destino comercial é a China

  • Dados da Secretaria de Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Ministério da Economia mostram que o Irã foi o segundo principal destino das exportações de Maringá no ano passado. De janeiro a novembro de 2019, último período disponível para a consulta, os iranianos compraram 225,3 milhões de dólares de produtos com origem maringaense.

    O Irã se encontra atualmente em estado de tensão com os Estados Unidos após a morte do comandante militar iraniano Qassim Suleimani e não se sabe qual vai ser o impacto no mercado internacional brasileiro.

    Das exportações que saem de Maringá, o Irã respondeu em 2019 por 12% das compras. O Iraque, outro país em meio à tensão, foi responsável por 3% das exportações de Maringá no ano passado, no período de janeiro a novembro.

    Em 2018, as exportações de Maringá para o Irã eram menos significativas. Os iranianos importaram 26 milhões de dólares e foram os responsáveis por apenas 1,4% das exportações da cidade. O crescimento registrado em 2019 chegou a 841%.

    No total, de janeiro a novembro de 2019, Maringá exportou 1,9 bilhão de dólares. A cidade é a segunda maior exportadora do Paraná e a 20ª no país. O município conta com 103 empresas exportadoras e o principal destino comercial é a China, que responde por 47% das aquisições.

    Os principais produtos exportados por Maringá são a soja e o milho. Juntos, os dois produtos respondem por 76% do que é vendido na cidade para o exterior. O açúcar é responsável por mais 12% do total e as carnes por mais 5,4% das vendas.

    Além da China e do Irã, outros importantes mercados importadores de Maringá são o Japão, com 7,1% do total, e os Países Baixos (Holanda), com 6,1%.

    Os resultados do comércio exterior de Maringá mostram que o fechamento do Porto Seco e do Terminal Internacional de Cargas (Teca) do Aeroporto de Maringá não atrapalharam o crescimento no volume de vendas. Em todo o ano de 2018, o volume total de vendas de Maringá para o mercado internacional foi de 1,79 bilhão de dólares.

    Comentários estão fechados.