Veja as ideias vencedoras dos estudantes no Desafio Universitário. Foram dois dias de imersão para resolver um problema

  • Estudantes da FEITEP e UniCesumar participaram do Desafio Universitário promovido pelo Ponto de Atendimento ao Empreendedor de Maringá em parceria com a ACIM, Sebrae, Clube do Prever, FEITEP, UniFCV e Noroeste Garantias.

    Foram 25 estudantes participantes divididos em cinco equipes. Cada uma delas recebeu um problema da associação comercial para resolver em apenas dois dias. O resultado da imersão foi apresentado a uma banca de avaliação.

    A equipe do Renan Rocha Froemming, estudante do 5º ano de engenharia civil, teve o desafio de criar meios de despertar o interesse dos jovens pelo empreendedorismo.

    A proposta apresentada pela equipe, em apenas três minutos, foi criar o ‘Conselho de Adolescentes Empreendedores’ como alternativa para engajá-los a partir dos 12 anos.

    “A proposta é que, por meio de parceria com escolas públicas e privadas, os alunos tenham acesso a uma formação empreendedora com palestras, jogos e visitas ao mercado e, em um segundo momento, possam chegar ao Conselho Permanente do Jovem Empresário (Copejem), mais preparados”, diz.

    A equipe do Maycon Renato Troli Belém, também estudante do 5º ano de engenharia civil, teve o desafio de trazer os empreendedores que atuam nos bairros para mais perto da ACIM.

    A proposta do grupo foi criar uma feira de negócios nos bairros, onde os associados pudessem conhecer as iniciativas da vizinhança e fechar negócios.

    “Participar do Desafio foi uma experiência muito válida para mim, afinal o curso de engenharia tem foco na solução de problemas. Foi muito bom perceber que em tempo recorde pudemos apresentar alternativas para solucionar os problemas apresentados”, diz.

    A equipe vencedora apresentou uma proposta para tornar a estrutura física da ACIM mais atrativa e encantadora para as dezenas de pessoas que frequentam a sede da associação todos os dias.

    O superintendente da ACIM, Ribamar Rodrigues, que fez parte da banca de avaliação, elogiou as propostas apresentadas e ressaltou o empenho dos alunos em trabalhar em tão pouco tempo.

    “Foram dois dias intensos para os estudantes e hoje eles nos apresentaram soluções interessantes, que, por sinal, vão ao encontro de algumas mudanças e projetos já previstos pela ACIM”, diz.

    A presidente do ACIM Mulher, Cláudia Michiura, que também fez parte da banca de avaliação, valorizou os projetos que dão destaque a tecnologia.

    “Os alunos estão de parabéns. A tecnologia está em tudo e precisamos estar preparados para extrair todas as suas potencialidades”.

    O Desafio Universitário aconteceu durante a I Semana Empresarial do Ponto de Atendimento ao Empreendedor de Maringá, em comemoração ao Dia do Empreendedor, celebrado em 5 de outubro.

    A programação contou ainda com um evento voltado para mulheres e uma rodada de negócios.

    Comentários estão fechados.