Justiça defere pedido de recuperação judicial da Usina Santa Terezinha. Grupo tem 60 dias para apresentar plano

Decisão foi tomada nesta segunda-feira (15/4) pela juíza substituta da 4ª Vara Cível de Maringá, Roberta Scramim de Freitas.

  • A juíza substituta da 4ª Vara Cível de Maringá, Roberta Scramim de Freitas, decidiu nesta segunda-feira (15/4) deferir o pedido de recuperação judicial da Usina Santa Terezinha e das outras empresas que compõem o grupo Usaçucar.

    Com a decisão, o grupo empresarial ganha um prazo de 60 dias para a apresentação de um plano de recuperação judicial. A dívida estimada com os bancos, que levou ao pedido de recuperação, é de aproximadamente R$ 4,49 bilhões.

    De acordo com a sentença judicial, o plano de recuperação precisa ser “concreto e objetivamente viável, fundamentado e documentado, para soerguimento das empresas, sob pena de convolação em falência”, determinou.

    Dentro do processo judicial, a Usina Santa Terezinha e as outras 28 empresas arroladas no na recuperação vão precisar apresentar relatórios mensais com fotografias dos estabelecimentos que incluam imagens de maquinários e estoques.

    Nos relatórios também “deverão constar informações a respeito da existência das atividades, número de empregados em exercício, demissões no período, pagamentos de verbas trabalhistas e rescisórias, recolhimento de impostos e encargos sociais”, sentenciou a juíza.

    Mensalmente, também vão ser analisados os relatórios das movimentações financeiras de cada uma das empresas. Ao mesmo tempo, a juíza determinou o “o segredo de justiça quanto à relação de empregados e à relação dos bens particulares dos acionistas, sócios controladores e administradores das recuperandas.”

    A empresa Deloitte Touche Tohmatsu Consultores Ltda fez a perícia inicial no processo e agora foi nomeada como administradora judicial das empresas em recuperação. A Deloitte tem até quarta-feira (17/4) para apresentar uma proposta de remuneração dentro do processo.

    O motivo do pedido de recuperação judicial da Usina Santa Terezinha seria um revés em negociações com bancos credores.

    O grupo estaria perto de fechar um acordo extrajudicial com 18 bancos, quando recebeu a notícia de que o banco Votorantim, credor de aproximadamente R$ 150 milhões, ingressou com três pedidos de execução judicial contra a empresa de Maringá.

    Esses processos de cobrança judicial contra o grupo empresarial com sede em Maringá vão permanecer suspensos por ao menos 180 dias.

    A Usina Santa Terezinha é a maior do segmento Açúcar e Etanol da região sul, está entre as cinco empresas do agronegócio brasileiro que mais empregam e é terceira maior exportadora de açúcar do país. Acesse aqui um pouco da história que começou em 1961, em Maringá.

    Comentários estão fechados.