Empresária de Maringá que transforma garrafas PET em vassouras é finalista no Prêmio Faciap Mulher Empreendedora

Compartilhar

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) divulgou a lista das 12 finalistas da primeira edição do Prêmio Faciap Mulher Empreendedora. Entre as histórias inspiradoras escolhidas está a da empresária Jacira Reami dos Santos, que há 15 anos iniciou as atividades da Nova Atitude Ecológica em Maringá, empresa que transforma garrafas PET em vassouras.

A empresária conta que tomou conhecimento do prêmio durante uma reunião da Coordenadoria das Associações Comerciais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor), na qual faz parte a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM).

Na ocasião, ela foi incentivada a participar do prêmio. “Já tinha me inscrito no prêmio de outra instituição, mas não fui selecionada. Com o incentivo, resolvi tentar novamente e estou muito feliz em ser uma das finalistas, porque meu maior objetivo é divulgar o trabalho da empresa, que tem uma atitude socioambiental, e motivar outras mulheres a empreender”, afirma.

A empresa foi idealizada pelo marido de Jacira, o Áureo Antônio dos Santos (in memorian), que se preocupava com o descarte das garrafas PET no meio ambiente e, por isso, buscou uma solução. Com uma máquina que transforma as garrafas em fios, teve a ideia de produzir vassouras e cordas de varal.

“Eu e minha filha, Áurea Reami dos Santos, trabalhamos desde o início nesse projeto e enfrentamos vários desafios que foram muito além da gestão empresarial. Primeiro foi o falecimento do meu marido, depois tive um câncer de mama e, quando estava recuperada, minha mãe faleceu. Superar tudo isso exigiu grande esforço, mas conseguimos porque precisava continuar essa causa nobre, que é preservar o meio ambiente e gerar renda para famílias”, afirma.

Com perseverança e boas parcerias, a empresa disponibiliza gratuitamente as máquinas em penitenciárias, APAEs e entidades de recuperação de dependentes químicos e de apoio ao portador de HIV. “Eu empresto o maquinário, eles transformam a garrafa PET em fio e eu compro a produção deles”, explica Jacira.

Além disso, outras 80 famílias de aposentados e carentes são beneficiadas por cumprirem a etapa de contagem dos fios para montar os tufos que compõem a base das vassouras.

Atualmente, a Nova Atitude Ecológica produz cerca de 1,5 mil vassouras por mês e recicla mais de 300 mil garrafas PET por ano. Os produtos são vendidos para prefeituras e órgãos estaduais do Paraná, Bahia e Mato Grosso do Sul, onde são destinados à lavoura, além de São Paulo e Rio de Janeiro. A comercialização também é feita no varejo em diversos pontos de venda no país.

O prêmio ‘Faciap Mulher Empreendedora’ é destinado a mulheres com mais de 18 anos, que são associadas a uma entidade pertencente ao sistema da Faciap. O objetivo é fomentar o empoderamento feminino e destacar a forte representatividade de mulheres em cargos de direção. Para isso, será selecionado e premiado o melhor relato, com destaque para a trajetória e a ascensão profissional da candidata.

Além de troféu e certificado alusivo ao título de ganhadora do prêmio, a vencedora poderá escolher uma das capacitações disponibilizadas pela Universidade Coorporativa (Unifaciap). A cerimônia de premiação é prevista para maio.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas