É possível ter um RH mais inteligente na empresa. Só precisa ter informação rápida e qualificada

O RH Gestor permite a otimização de tempo, com indicadores estratégicos e visão global da área de RH.

  • Quanto maior a empresa, mais funcionários, e maior é a complexidade de administrar os recursos humanos. Para resolver a equação, empresas têm buscado ferramentas para ter um RH mais inteligente, voltado a resultados e justo com os colaboradores. O diferencial é o acesso às informações de forma integrada, rápida e qualificada.

    “Notamos que os gestores de RH gastam muito tempo com preenchimento e criação de planilhas, gerando retrabalho e principalmente perda de foco, pois o papel do RH deve ser estratégico e de apoio à direção da empresa nas tomadas de decisão. Mas como desempenharão seu papel ideal, se consomem seu tempo na digitação e compilação de planilhas?”, comenta o diretor da Vp Soluções, César Carvalho.

    O RH Gestor permite a otimização de tempo, com indicadores estratégicos e visão global da área de RH. O RH Gestor é um sistema comercializado pela Vp Soluções, que tem sido utilizado por clientes como o Cebrac, maior franqueadora da área da educação no país, o Grupo Recco, com centenas de funcionários na indústria e nos pontos de venda, o Hospital Paraná que é referência em gestão hospitalar e acreditado ONA, e a Century Estofados, indústria com foco na exportação, por exemplo.

    O sistema foi desenvolvido a partir da vivência na área de RH e de gestão por seus desenvolvedores, onde visa decentralizar informações básicas, compartilhando com demais gestores, de forma segura e integrada.

    Permite o controle das solicitações de férias, suas aprovações, apoio ao SESMT através do controle de atestados médicos, ASO, além de recrutamento, seleção, avaliações de desempenho, pesquisa de clima, PDI, feedforward, controle da remuneração variável, apontamentos de performance e de treinamentos, plano de cargos e salários, feedbacks dentre tantas outras funcionalidades, voltadas para uma gestão completa de RH.

    “Em tempos em que precisamos conciliar dados e tecnologia, o sistema vem ao encontro das nossas demandas e supre esse desafio. Conseguimos controlar todos os colaboradores, com históricos facilitados, temos análises e a busca de indicadores de maneira rápida e simples, além de um suporte muito eficiente e com foco no cliente”, afirmou a gerente de RH do Cebrac, Jéssica Giustino.

    No Grupo Recco, onde o sistema RH Gestor é usado há alguns anos, o superintendente da Recco Lingerie, Marcelo Antonio, diz que a ferramenta é aplicada em atividades cruciais para os negócios como o desenvolvimento das equipes e os projetos estratégicos.

    A Recco usa o sistema para controle de remuneração fixa, plano de cargos, remuneração variável, planos de recompensa, tudo com base em indicadores de performance dos colaboradores. “Fazemos a avaliação de desempenho, com análise de performance e indicadores para o desenvolvimento individual do colaborador. O sistema também tem um alerta de pendências de feedback e compromissos assumidos pelo gestor”, diz.

    O grupo empresarial com lojas em todo o país usa o pacote completo do RH Gestor, com controle de atestados médicos, das férias, dos prestadores de serviços externos e do recrutamento de colaboradores. O sistema tem informações em tempo real sobre o processo de seleção, o que torna o processo mais transparente e eficiente.

    “E tem toda a parte de informatização da pesquisa de clima. Para nós é muito importante. Com lojas em vários pontos do Brasil, à distância, conseguimos ver como está o nosso clima organizacional. Com o software, passamos a ter uma gestão mais estratégica, com inteligência, que orienta e sinaliza as ações”, ressalta Marcelo Antonio.

    No Hospital Paraná, o RH Gestor começou a ser usado no final do ano de 2018. A avaliação inicial é que o sistema é dinâmico e proporciona fácil entendimento ao usuário. “O software tem nos auxiliado a diminuir o trabalho manual, impressões e protocolos de entrega aos gestores, o que ajuda também no alinhamento entre o RH e demais áreas da organização”, afirma a coordenadora de RH do Hospital Paraná, Rafaela Schon.

    Ela destaca a melhora no processo de trabalho do RH. “O sistema tem entregado maior agilidade para tomadas de decisão. Durante a implantação do Módulo de Avaliação de Desempenho, também verificamos que software possui uma interface amigável e boa usabilidade”, diz.

    Reunião com a equipe da Vp Soluções / Janine Garbuggio

    “O processo de implementação é ágil. Em aproximadamente 2 semanas, nossa equipe, por meio de consultores especializados, parametrizam o sistema importando os dados do departamento, treina os usuários e já colocam o software para funcionar. Depois, entra a nossa Gerência de Sucesso. Que fica responsável por garantir que o cliente utilize da melhor maneira possível as funcionalidades do sistema, que são muitas”, afirma Wilson Teixera, da Vp Soluções.

    O gerente de RH da Century Estofados, Rivelino Roberto, destaca que o sistema apresenta informações em tempo real com indicadores importantes para a tomada de decisões. “Tivemos ganhos em agilidade nas informações dos subsistemas de RH, com ênfase no modulo de avaliação de desempenho onde descartamos todas as planilhas eletrônicas, trabalhando com uma base de dados com atualizações diárias e menos passivo a dados incorretos”, diz.

    Outra vantagem relatada são as “informações dos históricos dos funcionários de forma rápida e pratica, como atestados, faltas e outras observações no cadastro. Temos as informações individuais e em gráficos. Com o RH gestor tivemos ganhos em trabalhar em uma plataforma única, moderna e dinâmica com possibilidade de acesso via internet.”

    O sistema inclui, ainda, a possibilidade de melhoras em processos que poucas empresas conseguem fazer. “Também oferecemos uma ferramenta relacionada à sucessão de cargos estratégicos. Em caso de férias ou desligamento de algum colaborador, quem assume? Há um funcionário preparado? O RH Gestor também permite analisar informações para preparar lideranças e avaliar as promoções”, observa o diretor da Vp Soluções, César Carvalho.

    Além do RH Gestor, a Vp Soluções possui outros sistemas de gestão como 4Leis, para gestão de metas e objetivos, o Vendas Performance, CRM voltado para gestão comercial e o Modeler, responsável por gerenciar o PDP – Processo de desenvolvimento de produto, estilo, modelagem e engenharia na indústria de confecções, por exemplo.

    Mais informações ou agendamento de visitas podem ser obtidas no e-mail [email protected], no telefone (44) 3221-6051 ou pelo WhatsApp: (44) 9 9902 6100.

    Comentários estão fechados.