Thiago Ramalho recebe o prêmio Jovem Empreendedor 2018 em cerimônia no Moinho Vermelho. Veja cinco dicas que ele lista para quem quer empreender

Por: - 26 de outubro de 2018
Thiago Ramalho, homenageado do prêmio Jovem Empreendedor 2018 / Divulgação

O empresário Thiago Ramalho, da rede de sorveterias Gela Boca, recebeu na noite desta quinta-feira (25/10), em cerimônia realizada no Moinho Vermelho Buffet, o prêmio Jovem Empreendedor de 2018.

Centenas de pessoas acompanharam a homenagem ao jovem de 29 anos, que começou a trabalhar aos 12 anos e, em 2010, assumiu o plano de expansão da empresa. O modelo de franquias da Gela Boca chegou este ano a 50 lojas em 22 cidades no Paraná e uma em Presidente Prudente (SP).

O prêmio Jovem Empreendedor é concedido pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), em parceria com o Conselho do Jovem Empresário (Copejem). Acesse aqui e saiba mais sobre o homenageado.

A presença dos jovens nos negócios é cada vez maior.  A pesquisa GEM 2017 (Global Entrepreneurship Monitor), divulgada pelo Sebrae, revela que os empreendedores com idade entre 25 e 34 anos foram os mais ativos na criação de negócios no ano passado.

Além disso, 20,3% das pessoas com idade entre 18 e 24 anos estavam envolvidas com a criação de projetos. Porém, o empreendedorismo entre os mais novos é, em grande parte, motivado pela necessidade.

“É natural que os jovens queiram, cada vez mais, montar o próprio negócio em vez de procurar o emprego dos sonhos. Estamos testemunhando uma mudança de comportamento das pessoas. Em um cenário como o atual, é fundamental ter atitude e se manter atualizado para chegar ao sucesso”, afirma Ramalho.

Para incentivar outros jovens, o empreendedor listou cinco dicas que podem ajudar na hora de montar ou desenvolver um negócio.

Faça algo que lhe dê prazer no dia a dia

Para começar um negócio, é preciso que o empresário tenha em mente que a partir daquele momento precisará estudar constantemente para se manter atualizado sobre o que acontece no mercado. É um trabalho duro e fazer aquilo que gosta é algo muito importante para que os objetivos sejam alcançados. Fazer o que você sente prazer é importante tanto em matéria de qualidade de vida, como também na sua performance diária. Por isso, é importante pensar no que fazer para não se arrepender depois.

Planejamento é fundamental

Após decidir em qual área atuar, é necessário fazer um planejamento. Tenha metas definidas e, principalmente, tangíveis. Tudo deve ser traçado tanto financeiramente, quanto cronologicamente. Porém, não basta elaborar apenas um planejamento sem executá-lo de forma eficiente. Estabeleça tarefas diárias e execute. Acompanhe as métricas de perto e faça um levantamento constante do que está ou não funcionando. O planejamento pode ser mutável, mas tenha em mente que esta é uma ferramenta primordial para organizar as ideias e comandar o próprio empreendimento.

Não perca tempo

Boas ideias não podem demorar para sair do papel. Mas atenção para não lançar um produto “de qualquer jeito”. Fique atento ao mercado e busque o melhor momento para o lançamento. Faça pesquisas com o seu público alvo e faça um estudo sobre produtos semelhantes e seus resultados.

Networking é fundamental

Bons relacionamentos podem ser decisivos para levar uma empresa ao sucesso. Caso seja compatível com o seu negócio, ofereça os produtos para pessoas próximas, como familiares e amigos. Depois, comece a prospectar “players” com os quais você já teve algum tipo de relacionamento. Trabalhar os canais também é uma boa forma de conseguir clientes. Com o tempo, você criará uma rede de relacionamentos profissionais sólida.

Não abrace o mundo

Manter os pés no chão é essencial. O sucesso pode fazer com que o empreendedor sonhe alto, porém, procure sempre reconhecer os próprios limites. Faça e refaça o seu planejamento constantemente. Estabeleça novas métricas para alcançar novos objetivos e seja realista. A cautela e a ousadia são qualidades empreendedoras que devem caminhar juntas.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.