Comerciantes de Maringá estão menos otimistas e 67% programaram promoções para o Dia dos Pais. Cartão de crédito será principal forma de pagamento

  • Este ano, os comerciantes maringaenses estão menos otimistas com as vendas do Dia dos Pais ante 2017 e, em contrapartida, aumentaram as promoções. Estudo feito pelo Departamento de Pesquisa e Estatística da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) mostra que 67% dos entrevistados programaram promoção para a data.

    Enquanto no ano passado 71% dos comerciantes estavam otimistas com o Dia dos Pais, em 2018 o número sofreu ligeira queda, indo para 69%. Em relação as vendas a queda é  maior. No ano passado, 54% dos lojistas acreditavam que as vendas seriam maiores que o ano anterior. Este ano, o índice caiu para 48%.

    Apesar da queda, a Acim se mostra otimista com as vendas. “Nós mantemos o otimismo. 3% é uma variação muito discreta e muito próxima da margem de erro”, afirma Mohamad Ali Awada Sobrinho, 2º vice-presidente da associação para Assuntos de Comércio e Serviços.

    O gerente da loja Star Point, Jhonatan Vieira, está no grupo daqueles que se mantém animados. Ele garante que o estoque está cheio e que o aumento nas vendas já começaram. “Os produtos que mais vendemos nessa época do ano é tênis. O pessoal também leva bastante roupa e relógio”, explica Vieira.

    Segundo o gerente, “os nossos cliente costumam gastar cerca de R$ 300 a R$ 400 por compra feita”. A pesquisa também indica que 76% das compras devem ser pagas com cartão de crédito.

    Por outro lado, mais lojistas estão programando promoções. No ano passado, 56% dos empresários fizeram promoções para a data. Esse número aumentou 11 pontos porcentuais este ano, chegando a 67% dos comerciantes.

    O aumento pode estar ligado às baixas venda de roupas de inverno este ano. “O inverno foi muito curto e isso afetou as vendas no comércio. Acho que o aumento das promoções pode ter acontecido para liquidar o estoque de inverno, que não foi forte”, afirmou Ali Awada.

    A semana começou com algumas vendas específicas para o Dia dos Pais, mas só na sexta-feira e no sábado é que as vendas realmente se intensificam. “Agosto é um mês de entressafra, então o comércio fica meio perdido e pouco aquecido. O dias dos pais é uma data muito esperada pelos comerciantes”, diz o dirigente da Acim.

    Ninguém quer deixar o Dia dos Pais passar em branco, por isso famílias vão às compras, em busca de um presente que agrade o pai e, ao mesmo tempo, caiba no orçamento. Os produtos mais procurados são roupas e calçados. Segundo a pesquisa da Acim, o gasto médio esperado pelo comércio nas compras é de R$ 100 por cliente.

    Os restaurantes e churrascarias também são procurados para a comemoração de domingo em família e, tradicionalmente, no Dia dos Pais o movimento é maior do que em um fim de semana normal. “Só não é tão grande como no Dia das Mães”, afirma o gerente da Churrascaria Galpão Tropeiro, Marcos Sewald.

    Segundo ele, o domingo do Dia dos Pais o movimento costuma dobrar. “É um dia mais cheio. A gente faz cardápio especial, aumenta o número de variedades de carnes e inclui peixes. Em um domingo normal recebemos em torno de 200 pessoas, já no Dia dos Pais, recebemos em média 400 clientes”, afirmou Sewald.

    Para quem ainda não comprou o presente do Dia dos Pais, segue aqui uma reportagem com várias sugestões em fotos para ajudar na escolha.

    Procon está nas ruas em ação do Dia dos Pais

    O Procon de Maringá está de olho nos lojistas e restaurantes da cidade. Equipes estão nas ruas para garantir que o consumidor não seja lesado durante a euforia de compras e consumo no Dia dos Pais.

    Com foco de atuação nas lojas de artigos masculinos, churrascarias e restaurantes, o objetivo do Procon é garantir que as vitrines exponham os preços e informações de forma clara e correta, com caracteres, letras e números visíveis, sem que o cliente precise se esforçar para entender a mensagem.

    É importante que os produtos sempre tenham seus valores e caso seja disponibilizado a opção de parcelamento, o lojista precisa identificar o valor das prestações e as taxas de juros.

    Já nas churrascarias e restaurantes, o foco é garantir ao consumidor que os produtos utilizados nos locais estejam dentro da data de fabricação e validade. Os cardápios também serão vistoriados, uma vez que precisam estar precificados.

    Caso seja notada alguma irregularidade nos estabelecimentos vistoriados, o mesmo poderá ser autuado ou precisará assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O valor da multa varia de acordo com o tamanho e faturamento da empresa.

    A operação deve ir até sexta-feira (10/8). Os consumidores também podem participar denunciando as irregularidades notadas. Basta ligar para o Procon, no número 3293-8150.

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