Combustíveis tiveram maior crescimento de vendas em Maringá no primeiro trimestre e bom desempenho do varejo aumenta salários no setor

  • As vendas nos supermercados (7,29%) e nos postos de combustíveis (23,87%) tiveram o maior crescimento em todo o Paraná, no acumulado entre janeiro e março de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior.

    Os dados são da Federação de Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), que divulgou esta semana o resultado trimestral das vendas do varejo. O crescimento foi de 4,31% em todo o Estado, confirmando a tendência positiva apontada em pesquisas anteriores.

    Em Maringá, o aumento total foi de 3,17% no acumulado comparado entre 2017 e 2018. O número, abaixo da média do Paraná, pode ser justificado pela queda no setor de autopeças (-28,28%), pior número do Estado.

    Quando analisada apenas a comparação entre março e fevereiro deste ano, quase todos os setores tiveram melhora significativa, principalmente os materiais de construção (27,48%), supermercados (19,05%) e farmácias (17,02%).

    Resultado negativo foi observado apenas nos setores de móveis (-5,85) e óticas, cine-foto-som (-4,33%).

    Varejistas estão otimistas com 2018

    Dados divulgados pela Fecomércio em março já apontavam para um ano mais positivo em 2018, com a economia reagindo e melhora nas vendas de bens de consumo aliada à redução dos endividamentos.

    Ali Wardani, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista e Atacadista de Maringá e Região (Sivamar), disse que “o último ano (2017) criou melhores condições para dar mais robustez aos consumidores para consumir agora”.

    “Os setores mais beneficiados acabam sendo aqueles de consumo imediato, como farmácias, supermercados e lojas de departamentos que aproveitam datas comemorativas”, disse.

    Na avaliação de Wardani, os índices positivos repercutem para os lojistas e também aos funcionários. “O salário sobe com as vendas, principalmente aqueles que envolvem comissão, metas e prêmios. Há uma distribuição da renda junto ao setor”, falou.

    “Estou otimista. Acredito muito que o ano que vem será muito bom. Recomendo atenção e preparo para a perspectiva de consumo. Devemos ter estoque e aproveitar o momento”, sugeriu o presidente do Sivamar.

    Aumento nas vendas melhora salários

    Foi registrado um aumento de 4,71% dos salários dos trabalhadores do varejo de março em relação a fevereiro deste ano no Paraná. Maringá foi a região que registrou o maior aumento, de 15,21%, o dobro da região oeste, em segundo lugar com 7,55%.

    “É um dado bastante positivo e que dá destaque para a região”, comentou Moacir Paulo de Morais, diretor de assuntos jurídicos do Sindicato dos Empregados no Comércio de Maringá e Região (Sincomar).

    Para ele, existem bons sinais para criar expectativa. “A perspectiva é de melhora nas vendas e, com isso, os empregados terão um parâmetro melhor para a negociação salarial. Historicamente, sempre conquistamos ganhos acima da inflação”, declarou Morais.

    O Paraná registrou um aumento de 1,08% do número de funcionários de fevereiro para março, sendo que os setores de móveis (+5,33%) e farmácias (+4,49%) foram os que mais contrataram, enquanto livrarias (-4,49%) e vestuário (-3,19%) tiveram as maiores quedas.

    Comentários estão fechados.