Você, empreendedor e empresário, sabe a hora de mudar a rota? Como assim “mudar a rota” você deve estar se perguntando…
Se você tem um negócio, sabe que a todo momento nós nos questionamos se estamos no caminho certo, se as estratégias estão sendo seguidas, se estamos conquistando novos clientes, se os produtos e/ou serviços estão sendo entregues com qualidade, entre outros.
O que fazer, entretanto, quando parecemos que estamos patinando sem sair do lugar, sem chegar aos resultados que desejamos?
Não deixe que a sua experiência te engane. Gosto de lembrar que quem é bem-aventurado nos empreendimentos não costuma ser preso ao passado, estando sempre aberto às possibilidades do presente e as maravilhas das incertezas do futuro.
Não encaramos as incertezas como algo ruim, encaramos como uma oportunidade de ser melhor. Você se lembra dos “Windows Phone”? Ele era relativamente famoso há alguns anos atrás, até 2016, quando começou a perder sua fatia de mercado e acabou fracassando, por vários motivos.
Um desses motivos foi a falta de adaptação ao mercado, o telefone não oferecia vários aplicativos, experiência fluída, atrasos nas atualizações e, cada vez mais, a degradação geral da experiência oferecida. Esse é um caso claro de uma empresa que não reconheceu a hora de mudar a rota.
Pode parecer difícil, dar um frio na barriga, ficar com medo das incertezas, mas, de acordo com o Sebrae, o empreendedorismo é a habilidade que uma pessoa tem de identificar problemas, enxergar oportunidades, desenvolver soluções e investir em projetos com grande potencial de crescimento, você como empreendedor deve focar em desenvolver essas habilidades se deseja ter sucesso.
Um grande exemplo é a Coca-Cola ou até mesmo a Natura. Há dez anos atrás não imaginávamos como a internet seria uma ferramenta tão forte para realizarmos negócios, networking e muito mais! Não imaginávamos que seria possível uma empresa nascer, crescer e ter sucesso na internet, como o próprio Spotify ou a Netflix.
Enquanto isso acontecia, empresas gigantes do mercado como a Coca-Cola e a Natura adaptaram toda a sua estratégia de crescimento e investiram em marketing para as redes sociais. A Natura também investiu na criação de um site para revender seus produtos para pessoas físicas e jurídicas, facilitando o acesso tanto para as consultoras e clientes que desejam adquirir diretamente do site.
Agora, imagine se essas empresas tivessem ficado paradas enquanto a revolução internet acontecia. Você pode pensar “Mas, José Rodolfo, essas empresas são gigantes, eu sou um simples empreendedor!”. Como defendi anteriormente, a internet oferece espaço para todos crescerem e nos mostrou que há sim mercado!
Se a sua empresa está passando por uma desses quatro momentos:
- Ela está estagnada, não se desenvolveu nem aumentou a taxa de lucros, os ganhos estão sempre no mesmo valor;
- Sua equipe não está motivada a trazer resultados e buscar inovações;
- Você percebe a necessidade de se atualizar e renovar para não perder espaço no mercado;
- Você deseja estar à frente da concorrência e se destacar.
Está na hora de mudar a rota, a estratégia, e buscar o que realmente vai ajudar o seu negócio a se tornar bem-sucedido.
Lembre-se que o excesso de confiança é sempre uma armadilha frente aos desafios empresariais, tendo em vista que uma empresa autoconfiante pode se conformar com o espaço que conquistou, com o lugar em que está, e deixar a empresa vulnerável frente a um mercado tão rápido e que exige mudanças frequentes.
Tenha a mente aberta e esteja disposto a mudar a rota, a conhecer o novo, a analisar e equilibrar a influência do meio frente a competitividade empresarial. E, é claro, buscar ajuda de uma consultoria quando necessário para ter as ferramentas de crescimento necessárias.
Imagem: Freepik / Foto criada por @DCStudio
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