Descubra como vencer a procrastinação e se tornar mais produtivo.
Foto: Freepik / Vetor criado por @pikisuperstar
Nos últimos anos a palavra “procrastinação” ficou muito conhecida por muitas pessoas; é comum você ouvir alguma pessoa dizendo “eu procrastino muito”, mas afinal o que é a procrastinação?
Procrastinação é o adiamento de uma ação ou uma situação. Sabe aquelas tarefas que sempre deixamos para depois por algum motivo? Adiar essa tarefa é procrastinar e, infelizmente, essa ação pode resultar em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com as suas responsabilidades e compromissos.
A procrastinação também pode estar ligada a distúrbios mentais como ansiedade ou problemas de autoestima, geralmente quando você adia algo por pensar que “não é capaz de fazer tal tarefa” ou ainda que “você não é bom o suficiente para realizar o trabalho”…
Se você está passando por isso, fique calmo! Você sabia que uma em cada cinco pessoas é procrastinadora? A boa notícia é que com organização, planejamento e estudos você pode mudar esse hábito!
Sim! Procrastinar pode virar um hábito muito prejudicial para a sua vida pessoal e profissional, porque você sempre vai acabar deixando seus compromissos para a última hora.
O que pode causar a procrastinação no dia a dia de trabalho?
- Uma tarefa sem nenhum direcionamento por parte da liderança, assim você não sabe por onde começar e vai deixar para realizar o trabalho de última hora;
- Tarefas que são difíceis demais para o colaborador em específico, gerando um stress e ansiedade, além de dúvida e insegurança, o “eu não sou capaz de fazer isso”, portanto também procrastina a tarefa até o último instante;
- Falta de motivação, de confiança, na equipe de trabalho ou insatisfação com o ambiente/equipe ou desorganização das tarefas e do clima no ambiente de trabalho;
- Por último, mas não menos importante, excesso de comunicação entre os colaboradores. Pense na seguinte situação: você está pronto e animado para o seu dia de trabalho, entretanto a todo momento alguém te interrompe para tirar uma dúvida ou trazer uma ideia nova. Nesses casos o essencial é anotar essas ideias e discuti-las em reuniões eficazes.
Nesta situação percebemos que você não conseguirá se concentrar na sua tarefa e vai deixar para realizá-la depois, por isso a comunicação entre os colaboradores deve ser somente para discutir questões essenciais para não atrapalhar ninguém no horário de foco.
Como evitar a procrastinação no dia a dia de trabalho?
Para além de identificar se você está procrastinando uma tarefa ou não, é preciso saber identificar o que está te impedindo de realizar o seu trabalho: é medo? é ansiedade? é não saber definir as tarefas que são prioridades? Quando esse comportamento influencia na produtividade do colaborador e do time em geral, é preciso dialogar sobre a origem do problema.
Outro ponto importante é manter um padrão de liderança organizado e focado que sempre orienta e direciona o foco da equipe e, logo, o dos colaboradores. Sempre gosto de relembrar que todos os colaboradores devem saber o seu papel, sua importância e sua contribuição para empresa para que todos executem o seu trabalho com a máxima maestria possível.
Incentive metodologias que ajudam no gerenciamento de tempo, na Trianon Rh e Negócios nós utilizamos os OKR’S para definir as metas de cada time e o tempo em que aquela ação precisa ser realizada, além de orçamento e todas as informações necessárias para as metas e objetivos serem cumpridos.
A última dica é para as pessoas que têm medo de realizar tarefas muito grandes ou complexas: separe o seu projeto em pequenas tarefas, você vai perceber que a dificuldade ao realizar esse trabalho vai diminuir e você vai conseguir focar em cada pequena parte da tarefa que é complexa.
Com essas pequenas mudanças você verá um salto na sua produtividade diária!
-Escrito por J. Rodolfo Grou.
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