O Maringá – 17 de janeiro de 2021

Negócios na educação

Referência no Ensino Técnico a distância, com 15 polos no Brasil e uma unidade nos Estados Unidos, a Faculdade Eficaz passa a investir agora no ensino infantil e fundamental. Com sede em Maringá, a Eficaz acaba de adquirir o Colégio Eleve, antigo Colégio Evangélico, com o objetivo de ampliar os investimentos na cidade. A diretora da Faculdade Eficaz, Amanda Chaves, vai acumular, num primeiro momento, a direção do Colégio Eficaz. Ela está otimista com o negócio e diz que pretende reabrir o ensino médio no colégio. O Colégio Eleve, parte de um grupo de ensino com sede em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, acabou com a oferta do ensino médio em Maringá no ano de 2020, antes de qualquer previsão real de danos pela pandemia. 

Vacina para educação

Em reunião com o Ministério da Saúde, o prefeito de Maringá disse ter solicitado a inclusão dos professores e outros profissionais da educação nas primeiras fases da vacinação. Para crianças e adolescentes não tem previsão de vacina, mas a imunização de quem trabalha no setor poderia, acredita o prefeito e representantes da categoria, trazer mais tranquilidade para a volta às aulas no formato híbrido ou até mesmo presencial. O Estado trabalha com o dia 18 de fevereiro, logo após o Carnaval, para a retomada das atividades nas escolas.

Longe da volta ao normal

A pesquisa Global Advisor 2021 Predictions, da Ipsos, que analisa as expectativas de cidadãos do mundo sobre o ano que se inicia, apontou que somente 41% dos respondentes do Brasil acreditam que a vida no país voltará ao normal após os efeitos da crise do novo coronavírus. É o mesmo índice da média mundial. As nações que mais acham que 2021 será um ano normal são China (90%), Arábia Saudita (75%) e Índia (63%). Por outro lado, França (16%), Reino Unido (23%) e Japão (26%) são os menos otimistas. No Brasil, só 21% acham que o mundo será melhor em 2021. A média global é de 30%.

Data e hora marcada para imunizar

Depois de correr atrás do rabo por várias semanas o Ministério da Saúde deu aos prefeitos a esperada notícia sobre a imunização. Agora tem data e hora marcada. O prefeito Ulisses Maia mal saiu da reunião online e já anunciou que vai ser na quarta-feira (20/1) a partir das 10 horas. E ninguém precisa sair de casa. Vai começar por idoso abrigados em asilos e casas de repouso e por profissionais da linha de frente da saúde. Ainda não se sabe quando e como vão ser realizadas as próximas etapas. O que se sabe, a partir de dados do Banco Mundial, é que o adiamento da vacina custaria aos países em desenvolvimento, incluído o Brasil, US$ 300 bilhões em perdas econômicas apenas em 2021.

Postagem juvenil 

Ainda sobre a vacina contra a Covid-19, durante a semana teve postagem inconsequente da filha do ex-prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel. Ela mostrou um frasco com o símbolo do Butantan no Tik Tok e insinuou que teria em mãos uma dose da Coronavac. A jovem arrumou dor de cabeça para o pai, que precisou se explicar e dizer que recebeu um frasco como ação publicitária no laboratório. Foi uma atitude juvenil, sem pensar e inapropriada para o momento. Em tempos de combate ao vírus, claro que o vídeo da Juliana Rangel viralizou.  

Participe comigo da coluna. Pode ser no @murilogatti, no Instagram, ou no e-mail [email protected]  

Últimas vagas de Empregos