O Maringá – 10 de janeiro de 2021

Coluna publicada no domingo (10/1) na edição impressa do jornal O Maringá

Agora é pelo marketing

A Prefeitura de Maringá anunciou que vai desengavetar o projeto Ágora, feito por Oscar Niemeyer para a cidade, na década de 1980. O que propunha o arquiteto e urbanista era muito mais que um centro de eventos. A ideia era ter um espaço público valorizado, mas a área do projeto Ágora foi privatizada e se transformou no Novo Centro. O resgate agora é pelo marketing, pois não há mais tempo em se garantir uma área pública de convivência para a população, como propôs Niemeyer. Mas é válido desengavetar o projeto em formato de livro. A cidade vai ganhar mais um atrativo turístico. A obra vai valorizar Maringá.

Pietro foi o destaque da semana

O destaque da semana no noticiário de Maringá foi o garotinho Pietro Cordeiro da Silva. Ele foi estimulado pelos pais e decidiu vender paçocas na rua onde mora para juntar dinheiro e conseguir comprar uma bicicleta. A bela história do garoto, com pegada de empreendedor, e de realização de um sonho, ganhou a simpatia nas redes sociais e viralizou. Pietro terminou a semana com uma bicicleta novinha e com a certeza de que vale a pena batalhar para realizar os sonhos.

Gratidão pelo retorno ao impresso

Não é exatamente a realização de um sonho, mas sempre tive o desejo de ter um espaço como este no jornalismo impresso de Maringá. Trabalhei em O Diário entre 2005 e 2008 e também atuei como repórter da publicação entre 2011 e 2016. Aproveito que esta semana teve o Dia da Gratidão e o Dia do Leitor para agradecer pela minha volta ao impresso. Sou editor do portal de notícias Maringá Post e atuo na Rede Massa/SBT, mas o papel sempre foi uma paixão que cultivei no jornalismo. A sensação que tenho é que por aqui os leitores dão mais valor às palavras.

À espera do imunizante

O Governo Federal perde em não assumir a liderança na divulgação de um calendário para a campanha de vacinação contra a Covid-19. Bastaria definir datas para cada público alvo e, com o andamento da imunização, fazer e divulgar as eventuais mudanças. A maioria da população está à espera do imunizante. Os governos de São Paulo e do Paraná entenderam a crescente demanda e se esforçam para entregar informação e preparar o início do processo de imunização para os últimos dias de janeiro. Eu quero me proteger, reduzir as chances de ser contaminado pelo vírus.

Dia de novidades no Sama

A partir de hoje o Sistema de Atenção à Saúde dos Servidores do Município de Maringá (Sama) passa a ser ofertado pela Sudamed. Até ontem, os servidores e dependentes eram tratados como clientes do plano de saúde da Associação Bom Samaritano. Agora, os serviços passam a ser distribuídos em várias clínicas e hospitais contratados pela Sudamed, que venceu a licitação após alterações no edital.

Sem atrações aos visitantes

Em meio à pandemia, os parques de Maringá permanecem fechados desde o início de dezembro. Quem veio visitar os parentes na cidade no fim do ano e esperava fazer um  passeio nas áreas públicas, teve a mobilidade restrita a áreas particulares, como os shoppings. Logo as férias acabam e não vai ter mais jeito de levar as crianças ao Parque do Ingá ou Parque do Japão. Curioso é que nos novos parquinhos e nas praças não têm fiscalização e tá tudo liberado.

Telonas permanecem desligadas

A proibição de reabertura das salas de cinema em Maringá, fechadas desde março de 2020, foi tema da primeira edição de 2021 de O Maringá. O setor é mais uma atividade que acumula prejuízos, embora teria condições de garantir um distanciamento dentro das salas, bem como o uso do álcool em gel pelo público. Por hora, os cinéfilos que estão ansiosos por ver “Mulher Maravilha 1984”, é possível pegar a estrada e seguir até Arapongas ou Apucarana, onde os cinemas foram autorizados a retomar as atividades. Em Londrina, tá tudo fechado também.

Participe comigo da coluna. Pode ser no @murilogatti, no Instagram, ou no [email protected]

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.