Paraná concentra o maior percentual de famílias com dívidas

Por: - 9 de julho de 2018

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR), aponta que 89,6% das famílias do Paraná possuíam algum tipo de dívida no mês de junho.

O Paraná é o estado que concentra o maior percentual de famílias com dívidas, seguido por Roraima (76,3%) e por Santa Catarina (75,7%). A média nacional para o mês de junho ficou em 58,6%.

A parcela de endividados com contas em atraso no Paraná baixou, passando de 31,9% em maio para 29,4% em junho. Da mesma forma, a falta de condições de quitação das dívidas reduziu de 11,4% para 10,1%.

Apesar de liderar o ranking nacional do endividamento, o estado é o 8º colocado em relação às dívidas atrasadas, enquanto na falta de condições de pagamento ocupa a 14ª posição.

Cabe destacar que o endividamento, por si só, não é um fato negativo, pois significa que o consumidor tem capacidade de crédito e se sente seguro para contrair compromissos financeiros a prazo.

O Paraná lidera a criação de empregos formais no país, situação que favorece o consumo, especialmente na modalidade a crédito.

Com informações da Fecomércio-PR.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.