Espetáculo produzido com verba de Incentivo à Cultura de Maringá vai ao ar neste sábado

  • O projeto Escala Cultural chega à sua quarta atração pelo YouTube. O espetáculo deste sábado (26/6) é o “Se eu falo é porque você está aí” com o premiado grupo brasiliense Teatro do Concreto. O Escala é produzido com verba de incentivo à cultura de Maringá via Prêmio Aniceto Matti. A peça será transmitida às 20 horas, pelo canal do YouTube da ‘2 Coelhos Comunicação e Cultura’.

    A proposta do Teatro do Concreto é provocar reflexões sobre a cidade de Brasília e sua memória política, desde 1960. Da inauguração da capital federal até o afastamento da Dilma. Como uma palestra performance, busca criar um jogo poético com as memórias das atrizes em cena. “Arte é política”, afirma Francis Wilker, um dos diretores da peça ao lado de João Turchi.

    “Se eu falo é porque você está aí” caminha por vários diálogos. “Revisitamos memórias do grupo e peças de outros grupos. Boa parte da apresentação é ao vivo, na casa de uma das atrizes. Outras cenas mostram ruas de Brasília”, explica Wilker.

    DO CELULAR AO DRONE

    Essa mistura do espaço público com o privado, do artesanal com o tecnológico (do celular ao drone), são as novas experiências que a dramaturgia tem hoje. “O teatro lida com a sociedade de cada tempo. A luz elétrica foi uma revolução no teatro”, lembra o diretor.

    Há anos que grupos de teatro tem trabalhado com a tecnologia virtual. O que mudou, segundo Wilker, foi o trabalho dentro do contexto da pandemia, quando vários grupos tiveram que buscar uma nova ferramenta. “Gosto dessa mistura. Quem sabe teremos, no futuro, um teatro meio presencial e experimental ao mesmo tempo?”.

    Porém, apesar de aceitar a tecnologia, Wilker não aceita rótulos de “revolução” ou “evolução”. Vê o teatro tradicional e o virtual sem hierarquias. “Uma peça num palco italiano ou pela internet são apenas experiências diferentes”.

     

    Serviço
    “Se eu falo é porque você está aí”
    Data: 26 de junho (sábado)
    Horário: 20h
    Pelo canal da ‘2 Coelhos Comunicação e Cultura’.
    https://www.youtube.com/channel/UCPkRW6HlRZ8GKTsxK-lFumw

    Performers: Gleide Firmino e Micheli Santini
    Dramaturgia: João Turchi
    Direção: Francis Wilker e João Turchi
    Criação audiovisual e suporte técnico: Thiago Sabino
    Colaboração artística: Glauber Coradesqui
    Realização e Produção: Teatro do Concreto
    [classificação indicativa: 14 anos]
    Produzido com verba de Incentivo à Cultura
    Lei Municipal de Maringá n.º 10988/2019
    Prêmio Aniceto Matti

    Comentários estão fechados.