Vídeo-documentário “Além do Refúgio” apresenta histórias de refugiados que passaram a viver em Maringá.

Por: - 19 de junho de 2020
Quatro refugiados contam suas histórias em vídeo-documentário que estreia em Maringá / Reprodução

Histórias de saudade, fé, coragem e esperança. Neste sábado (20/6) às 9h20 vai ser exibido no YouTube e na TV UniCesumar o vídeo-documentário “Além do Refúgio”.

Contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti de 2018, o documentário traz entrevistas e relata as motivações e contexto que forçaram quatro refugiados e migrantes internacionais que deixaram o seu país e os obrigaram a reconstruir suas vidas em Maringá.

O dia 20 de junho foi escolhido porque é considerado pela ONU como o Dia Internacional do Refugiado. A direção é do jornalista Victor Duarte Faria e a produção é de Erick Pérez Ortuño. O vídeo-documentário mostra histórias de quatro refugiados da Venezuela, Haiti e Síria. Eles contam histórias diferentes, mas que se unem em Maringá.

Assista e veja porque uma pessoa deixa o seu lar e encara uma viagem a um lugar desconhecido. O trabalho conta com legendas em português.

O prêmio Aniceto Matti é um edital ofertado pela Prefeitura de Maringá por meio da Secretaria de Cultura – SEMUC. A iniciativa é uma das principais ferramentas de fomento à cultura pelo poder público municipal.

Os projetos selecionados pelo prêmio são apresentados de forma gratuita à população. Em edições anteriores, o Aniceto fomentou peças de teatro, eventos literários, lançamentos de livros, entre outras ações. Em 2018, também foram contemplados os audiovisuais.

O Instituto Sendas é uma associação sem fins lucrativos que trabalha no atendimento de migrantes internacionais e solicitantes de refúgio. O Sendas busca por meio da ação cultural, entre outras áreas de atuação, empoderar os migrantes a explorar e compartilhar sua cultura de origem como forma de construir pontos com a cultura local.

O Sendas, além de possuir um canal no YouTube para compartilhar suas ações culturais e humanitárias de forma online, também conta com uma pequena galeria de arte, onde habitualmente apresenta trabalhos de artistas migrantes de outros países.

Conheça melhor o trabalho do Instituto Sendas em: www.sendas.ong.br | https://www.facebook.com/institutosendasmaringa | https://www.instagram.com/institutosendas/

Com duração de 23 minutos, o vídeo-documentário “Além do Refúgio” tem estreia programada para este sábado (20/6) pela TV Unicesumar (canal 28.1 na Tv Aberta e canal 21 na Claro/NET). A exibição vai ser às 9h15, mesmo horário que o trabalho vai ser exibido no YouTube, no canal oficial do Instituto Sendas. O link é o https://www.youtube.com/watch?v=jxiMhuweGN8

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.