Secretaria de Cultura retoma espetáculos de música, teatro e literatura com transmissões na internet

A primeira live musical será nesta quinta-feira (14/5) no canal da Prefeitura de Maringá no Youtube com o grupo de rap Indexsonnora

  • A Secretaria de Cultura se rendeu às lives e retoma nesta semana espetáculos musicais, de teatro e literatura de forma online. Sem a presença de público, as apresentações vão ser ao vivo ou gravadas, no caso dos espetáculos teatrais. Todos os eventos vão ser disponibilizados nas redes sociais e no canal da Prefeitura de Maringá no Youtube.

    Segundo o diretor de Cultura, Paulinho Schoffen, inicialmente vão ser 15 espetáculos que estavam previstos no Convite à Música, Convite ao Teatro e Convite à Literatura. A retomada das atividades culturais começou no domingo (10/5) com uma live da cantora e compositora Patrícia Borges em comemoração aos 73 anos de Maringá.

    A agenda completa vai ser divulgada na próxima semana, mas as atrações começam nesta quinta-feira (14/5) com uma live musical do grupo de rap Indexsonnora. A transmissão começa às 19h no canal Prefeitura de Maringá no Youtube.

    Formado em 2006, o Indexsonnora é composto por dois rappers/MC’s e um DJ: Elton Index, Felipe Index e DJ Friza. O trio se caracteriza por um subgênero musical, chamado pelo grupo de Mistério Rap.

    Nesta sexta-feira (15/5), vai ser possível assistir uma peça de teatro em casa. O grupo Circo Teatro Sem Lona apresenta a comédia “A Divorciada” na primeira transmissão online do “Convite ao Teatro”. A peça gravada vai ser transmitida a partir das 19h pelas redes sociais da Prefeitura de Maringá e da Secretaria de Cultura.

    A peça é uma adaptação de dois textos para rádio novela (Divorciada e Mulher Moderna) da autora Carmem Silva, atriz e dramaturga brasileira. A comédia é sobre a relação amorosa e o divórcio na década de 70, quando a mulher começava a conquistar mais espaço na sociedade.

    A peça aborda a luta feminina pelo direito de poder declarar publicamente a decisão de se separar e questiona os conceitos morais sobre a relação de casais.

    Segundo o diretor de Cultura, Paulinho Schoffen, os artistas que vão participar dos Convites foram selecionados pelos editais da Secretaria de Cultura, mas não conseguiram realizar as apresentações devido à pandemia do novo coronavírus e ficaram sem o cachê dos trabalhos.

    Com aglomerações proibidas, a secretaria decidiu realizar as apresentações de forma online e priorizar artistas locais selecionados nos editais. “A prioridade agora é o artista local, que vai ajudar a secretaria a fomentar a arte e a cultura na cidade, enquanto nós vamos pensar em ações em que o artista local possa participar. Alternativas dele se apresentar, poder trabalhar e receber”, diz Paulinho Schoffen.

    O diretor de Cultura afirma que, além da retomada dos Convites, o município pretende adotar outras medidas para apoiar artistas locais. Nesta semana, a Secretaria de Cultura começou os agendamentos das solicitações de linhas de crédito junto ao Programa Fomento Paraná para profissionais das artes e cultura.

    O financiamento, para pessoas físicas e jurídicas, pode chegar até a R$ 6 mil. Os juros são de 0,41% ao mês e os profissionais têm até três anos para pagar, com carência de 12 meses para iniciar o pagamento.

    Paulinho Schoffen informou que o município também trabalha em um edital de uma mostra de artes online que deve ser publicado nos próximos dias. A ideia é selecionar mais de 100 artistas para ações expositivas como espetáculos e ações formativas como aulas de arte e música, por exemplo. Os profissionais selecionados poderão produzir vídeos ou utilizar materiais já gravados para participar da mostra.

    Comentários estão fechados.