Festa de carnaval católico, RenoFest 2020, tem expectativa de reunir mil jovens em Maringá

20 de fevereiro de 2020
Após não ser realizado no ano passado, neste ano Maringá conta com Carnaval Católico/ Foto: Arquivo Pessoal

Na segunda-feira (24/2), véspera de Carnaval, a Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese de Maringá realiza a RenoFest 2020. A tradicional festa cristã vai ser realizada no Clube Olímpico, com início às 21h30.

Com expectativa de receber mil jovens, o evento busca promover a integração entre os participantes, por meio da oração, da música e da dança. Na edição de 2020, estão confirmados o Ministério JUC, Missão Boa Nova e a tração principal, Dunga do PHN.

Pela instabilidade criada em Maringá no ano passado, por causa do cancelamento do carnaval de rua, a RenoFest foi cancelada. Neste ano, a ideia foi voltar a realizar o evento em um local privado.

A ideia da RenoFest surgiu quando a RCC percebeu que muitos jovens, após irem para retiros de carnaval, saiam da experiencia de oração e iam para os bloquinhos de rua.

“O ponta-pé inicial foi justamente para tirar o jovem dos perigos que o carnaval de rua oferece. Ai então pensamos, porque não abrir para todos? E é incrível como gente que muitas vezes não é católico, ou cristão, acaba indo ao evento e gostando”, explica o coordenador da Renovação Carismática Católica em Maringá, Patrick Ribeiro Rodrigues.

Para Rodrigues, a festa é uma oportunidade saudável de aproveitar a alegria da festa que o mundo oferece. “É bíblico quando Jesus fala que estamos no mundo mas não somos do mundo. Por isso a gente entende que temos que festejar sim, com muita alegria”, conta o coordenador.

Dentro da RenoFest, não é obrigatório o uso de fantasia. Mas em geral, os grupos de oração jovem da Arquidiocese de Maringá se dividem em “bloquinhos”. Nos blocos, são combinados customização de roupa, músicas para apresentações e outras atividades para defender o “bloco do coração”.

Apesar de ser voltada para os jovens, a RenoFest é aberta para toda a família. “Pode ir o pai, a mãe, pode levar criança de colo que toda a estrutura é montada para oferecer conforto e diversão para pessoas de todas as idades”, explica Rodrigues.

Os ingressos são vendidos a R$ 25 individual, e a R$ 20 para os integrantes dos blocos. Os convites estão à venda no escritório da RCC Maringá, no núcleo do Ministério Jovem, nos grupos de orações espalhados pelas paróquias, ou pela internet. Para fazer a compra online basta clicar aqui.

“Esperamos que as pessoas se abram a conhecer a festa. Não estamos lá para pregar doutrina, muito pelo contrário, estamos lá para celebrar com muita alegria. Mas é fato, que a festa segue princípios cristãos”, convida o coordenador da RCC de Maringá.