Ecos do Ingá faz homenagem ao violão no Parque do Ingá. Yamandu Costa é a principal atração do domingo

O espetáculo começa às 14 horas com entrada gratuita. É a quarta edição do projeto que valoriza a música instrumental

  • No domingo (15/12), grandes nomes da música instrumental brasileira desembarcam em Maringá. Vai ter Yamandu Costa, Guinga, Mônica Salmaso e outros músicos numa tarde com o protagonismo do violão brasileiro.

    O espetáculo vai ser no Parque do Ingá e começa às 14 horas com entrada gratuita. A organização do Ecos do Ingá, que chega a 4ª edição em 2019, é do Cottonet-Clube. Na edição de 2018, o espaço foi aberto às bandas instrumentais.

    O palco vai ser montado ao lado da Locomotiva 608, a Maria Fumaça, que fica ao lado da entrada principal do Parque do Ingá.

    Formado por Felícia Cristina e Rafael Marinho, o Duo Graúna abre a programação da mostra musical. Na sequência sobem ao palco do Ecos do Ingá os músicos André Siqueira, de Londrina, o italiano Diego Salvetti e o duo formado por Guinga e Mônica Salmaso.

    O espetáculo vai terminar em grande estilo com a presença do gaúcho Yamandu Costa, considerado um dos melhores violonistas do Brasil.

    O criador e produtor do evento, Paulo Schoffen, conta que buscou trazer ao público a boa música, com artistas de renome internacional na música instrumental.

    “A importância é ressignificar o valor artístico desse gênero musica e, principalmente democratizar o acesso a esse bem cultural. O intuito do Ecos do Ingá é dar destaque para a música instrumental, seus estilos, instrumentos e técnicas, assim como formar músicos e plateia”, explica.

    Além de se apresentar na Ecos do Ingá, Yamandu Costa participa de um bate-papo aberto ao público no sábado (14/12). Os detalhes vão ser divulgados na página do Facebook do Cottonet-Clube.

    Na edição de 2016, o evento homenageou o chorinho com a participação de de nomes como Hamilton de Holanda. Em 2017, a guitarra brasileira foi a grande homenageada. O espetáculo teve como atração principal o guitarrista Roberto Menescal.

    Na edição de 2018, o Ecos do Ingá homenageou os instrumentos de sopro. A grande estrela do espetáculo foi “a lenda viva do trombone”, Raul de Souza. O evento também contou com a participação de Carlos Malta e Marcos Suzano.

    A escolha do Parque do Ingá busca unir a música aos espaços de lazer da comunidade. “A população de Maringá tem um sentimento de carinho pelos parques da cidade. Leva a família, passeia, tem um sentimento especial, então pensei porque não aproveitar também para ouvir uma boa música”, conta.

    Neste domingo (11/12/2019) vão ser disponibilizados cerca de 200 acentos, com área de acessibilidade. Os organizadores também aconselham às pessoas a levar acentos para garantir mais conforto. Caso chova, o evento acontece normalmente com tendas montadas para abrigar os músicos e o público.

    Quem vai tocar no Parque do Ingá

    1 – Duo Graúna – Formado por Felícia Cristina e Rafael Marinho, o duo nasce do interesse em apresentar ao público o repertório de grandes nomes da música brasileira, composto originalmente para violão solo.

    O duo faz adaptações e arranjos próprios para os dois violões, sendo um violão clássico – de seis cordas, e um violão de sete cordas de aço – típico do choro, na ideia de fundir duas
    linguagens que formam a Escola do Violão Brasileiro. O repertório é resultado da pesquisa individual dos violonistas.

    2 – André Siqueira –Autodidata no instrumento, André Siqueira tem um jeito peculiar de tocar. Por vezes, acaba incorporando a técnica de outros instrumentos ao violão. É o caso da mão esquerda, bastante habituada à guitarra. Ou da mão direita, cujo dedilhado utiliza o dedinho, ampliando os recursos.

    O violão foi conquistando espaço e desde 2006 ganhou dedicação quase exclusiva, com estudos diários. Em seu novo disco André Siqueira registra arranjos próprios para obras de Edu Lobo, João Pernambuco, Jacob do Bandolim, Djavan, Guinga, Tom Jobim, Pixinguinha,
    entre outros.

    3 – Diego Salvetti –Nascido em Bergamo (Itália), vem de uma família de músicos. Desenvolveu ouvido musical desde cedo, escutando diversos gêneros musicais tocados pelos irmãos e pelo pai. O primeiro contato com estudos da teoria musical veio sob orientação do pai, depois começou os estudos do violão clássico.

    Com apenas 11 anos venceu o 13° Concurso de Violão, em Génova, na categoria juvenil. Além disso ganhou bolsa de estudos no 14° Concurso da Associação Bergamasca e concluiu uma pós- graduação em Didática da Música. Depois começou os estudos do violão flamenco, desenvolvendo a composição e a técnica no violão de 8 cordas.

    Pesquisa música e violão brasileiro, reside no Brasil desde 2015. Em 2018 publicou o livro e DVD “Técnica para Violão”. Atualmente é concertista, compositor e professor, tocando e ministrando workshops em todo o Brasil.

    4 – Guinga – Carioca da zona norte do Rio de Janeiro, começou a compor aos 16 anos. Já acompanhou artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Cartola e João Nogueira. Teve inúmeras de suas músicas gravadas por gente como Elis Regina, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Clara Nunes, Ivan Lins, etc.

    Tem parcerias com Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nelson Motta, entre outros. Tem vários CDs gravados. Reverenciado pela crítica, com frequência vem sendo considerado “o maior e o mais importante compositor brasileiro da atualidade”.

    Seu disco “Rasgando Seda”, em parceria com o Quinteto Villa- Lobos, foi indicado ao Grammy na categoria Melhor Disco Instrumental do Ano-2012. Recebeu o “Prêmio da Música Brasileira” como Melhor Arranjador do Ano pelo disco que conta com arranjos de clássicos da canção brasileira de Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, entre outros.

    5 – Mônica Salmaso – Nascida em São Paulo, gravou em 1995 o CD “Afro-Sambas” com o violonista Paulo Bellinati e por este trabalho foi indicada ao Prêmio Sharp em 1997 como Revelação na categoria MPB. Em 1998 lançou o CD “Trampolim” e venceu o Segundo Prêmio Visa MPB – Edição Vocal.

    Em 2002 o crítico Jon Pareles, do “The New York Times”, coloca Mônica Salmaso como um dos principais nomes surgidos recentemente na música popular brasileira. O CD “Noites de gala, samba na rua” foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de MPB.

    Com “Alma Lírica Brasileira” recebeu o 23º Prêmio da Música Brasileira – Categoria Melhor Cantora MPB. E em 2013 o DVD deste mesmo trabalho, dirigido por Walter Carvalho, recebeu o 24º Prêmio da Música Brasileira – Melhor DVD. Seu penúltimo CD, “Corpo de Baile”, com músicas de Guinga e Paulo César Pinheiro, recebeu quatro indicações do Prêmio da Música e conquistou os prêmios de melhor cantora MPB e melhor canção.

    6 – Yamandu Costa – Nascido em Passo Fundo começou a estudar violão aos sete anos de idade. Filho da cantora Clari Marson e do violonista Algacir Costa, líder do grupo “Os Fronteiriços”, na infância teve como principal escola a música folclórica do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai.

    Com o instrumentista Lúcio Yanel, aprimorou-se na técnica. Aos 17 anos apresentou-se pela primeira vez em São Paulo no Circuito Cultural Banco do Brasil, produzido pelo Estúdio Tom Brasil. A partir daí passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro. Hoje é uma referência mundial na interpretação da nossa música, a qual domina e recria a cada performance.

    Yamandu explora todas as possibilidades do violão de 7 cordas, renovando antigos temas e apresentando composições próprias. Percorreu os mais importantes palcos do Brasil e do mundo, participando de grandes festivais e encontros, firmando muitas parcerias e consagrado por relevantes prêmios.

    Serviço:

    • Oficina e bate-papo com Raul de Souza

    Local: Ventura Estúdio – Rua Salvador Kessa, 281
    Data: 14/12
    Horário: 19h
    Inscrições: [email protected]

    • Apresentações musicais

    Local: Entrada principal Parque do Ingá, ao lado da Maria Fumaça
    Data: 15/12
    Duo Graúna – 14h30
    André Siqueira –16h
    Diego Salvetti – 17h30
    Guinga & Mônica Salmaso – 19h
    Yamandu Costa – 20h30

    Comentários estão fechados.