A 37ª edição do Arraiá do seo Zico Borghi vai ser realizada no domingo (23/6), véspera do Dia de São João. A festa vai ser realizada na Capela Bom Jesus, na estrada Gleba Pingüim, e vai contar com todos os atrativos tradicionais como a fogueira e o mastro com os três santos juninos: Santo Antônio, 13, São João, 24, e São Pedro, 29.
O fundador do evento é o pioneiro Aníbal Agenor Borghi, o ‘seo Zico’, que chegou em Maringá com a família em 1946. Borghi tem fama de ajudar os que procuram um casamento e um dos atrativos da festa são os pedidos para Santo Antônio.
Realizada pela primeira vez em 1982, a festa junina é a primeira manifestação cultural da cidade registrada como Patrimônio Imaterial de Maringá. A festa foi tombada como patrimônio histórico da cidade em 2018 e, desde então, passou a ser organizada pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura.
A festança começa às 19 horas com a celebração da missa. Depois é feita a colocação do mastro com os três santos juninos. A animação na 37ª edição do Arraiá do seo Zico Borghi vai ser feita por Tercílio Men e Banda.
O sucesso do Arraiá do seo Zico Borghi motivou a gravação de um curta-metragem sobre a festa. O filme foi lançado em 2018 e apresentado gratuitamente em teatros da cidade.
A história é contada por meio de entrevistas com os principais atores da festa, entre eles Zico Borghi, 88 anos. O curta-metragem fala da tradição originada nas décadas de 1950 e 1960 na Gleba Pinguim, uma das dez glebas demarcadas pela Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) quando da formação do município.
37ª edição do Arraiá do seo Zico Borghi
- Domingo (23/6)
- 19 horas
- Capela Bom Jesus
- Entrada gratuita
- Classificação livre
Comentários estão fechados.