Garoto de Maringá, de 14 anos, perdeu 16 kg para lutar no Mundial de Jiu Jitsu e trouxe o bronze

Aos 14 anos, o atleta Gabriel Ribeiro, suou muito para perder 16 quilos em 50 dias no início de 2019.

  • Aos 14 anos, o atleta Gabriel Ribeiro, suou muito para perder 16 quilos em 50 dias no início de 2019. O objetivo do garoto de Maringá foi mudar de categoria para disputar o Pan Kids, Mundial de Jiu Jitsu para crianças. O evento foi realizado em fevereiro em Long Beach, Califórnia, nos Estados Unidos, pela International Brazilian Jiu Jitsu Federation IBJJF. O esforço teve resultado. O atleta maringaense conquistou o bonze.

    A decisão de perder peso para mudar de categoria e ter mais chances de vitória foi tomada no dia 1º de janeiro de 2019. Era preciso emagrecer 15 quilos para estar com peso abaixo dos 72 kg, que seria o peso máximo da categoria super pesado. Dentro categoria peso livre, o garoto de Maringá teria que competir com atletas muito acima do seu peso.

    Em meio às férias escolares, Gabriel Ribeiro passou a treinar em média 7 horas por dia em no tatame do jiu jitsu e atividades físicas para baixar o peso. Ele chegou à disputa do Pan Kids, nos Estados Unidos, com 69.50 quilos.

    “Eu vejo que muitas crianças inclusive alguns filhos de amigos dos meus pais, ficam horas jogando vídeo game muitas vezes só comendo e ficando parado o tempo todo em frente a televisão, não vou dizer que eu também não jogo mas não deixo de viver para ficar no videogame, eu prefiro usar este tempo para treinar e evoluir na minha vida como atleta”, afirma o garoto, fanático do esporte.

    Ele costuma ficar diariamente muitas horas no tatame treinando com os amigos de academia. “Além de melhorar meu jogo também tenho convívio com uma galera que sempre quer ver o melhor uns dos outros”, diz Gabriel Ribeiro.

    “O Gabriel tem evoluído muito e nos últimos tempos. Ele está formando o corpo e com isto está conseguindo usar melhor sua elasticidade e tudo isto o ajuda na melhoria da sua técnica. O que o Gabriel fez muito nos orgulha. Outros teriam desistido de cortar o peso,  mas ele foi até o fim”, afirma o professor Edenilson Lima Dennis.

    “Nós atletas treinamos diariamente em busca de sermos o anormal, o E.T do esporte, afinal sempre só existirá um campeão por categoria, e o fato de não conseguirmos ser o campeão não nos faz menos que os outros. Estar no mundial não é pra qualquer atleta, mas não chegamos no nível de anormal neste campeonato, o que não nos impede de chegar lá no próximo”, diz o professor Bruno Bastos.

    O atleta mira nos próximos desafios. Ele tem agora uma série de campeonatos regionais e, no mês de março, compete na abertura do campeonato paranaense. Em abril, ele estreia na categoria super pesado no campeonato Brasileiro de jiu jitsu que acontecerá na cidade de Barueri na grande São Paulo. A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu CBJJ.

    Gabriel Ribeiro Marques é atleta da equipe Dennis Jiu Jitsu e Lead Bjj. O garoto de Maringá pratica jiu jitsu há pouco mais de 6 anos e está na faixa verde. Ele, atualmente, não conta com nem um patrocínio.

    O pódio oficial do Pan Kids de 2019 / Divulgação

    Comentários estão fechados.