Prefeitura de Maringá anuncia Bel Santos Mayer, Luís Henrique Pellanda, Leticia Wierzchowski, Javier Arancibia Contreras, Fabíola Farias e Eucanaã Ferraz na Flim 2018

  • A presença de Bel Santos Mayer, Luís Henrique Pellanda, Leticia Wierzchowski, Javier Arancibia Contreras, Fabíola Farias e Eucanaã Ferraz na 5ª Festa Literária Internacional de Maringá, a Flim 2018, foi confirmada nesta quarta-feira (26/9) pela Prefeitura de Maringá.

    A festa também terá as presenças já confirmadas de Arnaldo Antunes, Thalita Rebouças, Fabrício Carpinejar, Carola Saavedra e Conceição Evaristo, a patrona da FLIM 2018. Todos foram escolhidos pela comissão organizadora, em conjunto com o curador da festa, Rogério Pereira.

    Os convidados têm trajetória marcada pela atuação no campo da literatura e trabalhos sociais com ênfase na igualdade.

    Os seis últimos escolhidos trazem perfis se entremeiam como forma de destacar as “Resistências” de minorias por meio da cultura, tema do evento. O objetivo é dar visibilidade às mulheres, negros, índios, refugiados e aos LGBTQ’s.

    Neste ano, a festa terá um auditório maior, em formato de arena, e outro auditório menor, ambos serão montados na área do estacionamento do Estádio Willie Davids, onde também serão instalados os estandes.

    O palco externo, onde terão apresentações culturais gratuitas todas as noites, será montado na Travessa Jorge Amado, ao lado do Mercadão de Maringá. A Flim 2018 será realizada de 21 a 25 de novembro.

    Mais seis escolhidos para a Flim 2018

    Bel Santos Mayer é educadora, com especialização em Pedagogia Social. Sua trajetória é marcada por trabalhos em favelas e escolas da periferia. Após especialização na Itália, se dedica a projetos de equidade racial e de gênero na educação, capacitação em direitos humanos, formação de jovens, entre outros. Também participa de fóruns, congressos, reuniões que discutiam a educação no Brasil.

    O jornalista Luís Henrique Pellanda já trabalhou em jornais como a Gazeta do Povo e Primeira Hora. Na literatura, foi subeditor e colunista do jornal literário Rascunho. Também foi coeditor e cronista do site de crônicas e ilustração Vida Breve.

    Pellanda também é veterano no Jabuti: foi finalista da categoria ‘Literatura’ em 2012, com seu livro ‘Nós passaremos em branco’. Em 2010, a obra ‘O macaco ornamental’, de sua autoria, conquistou o segundo lugar do prêmio Clarice Lispector.

    A gaúcha Leticia Wierzchowski é considerada uma das revelações da literatura nacional deste século. A escritora é conhecida por relatar a personalidade, o sentido e o poder de personagens em cenários brasileiros.

    Seu romance ‘A casa das sete mulheres’ foi adaptado, em 2003, numa série de 50 capítulos, sendo veiculada em quase 30 países. Este foi o marco para ampliar seu trabalho no exterior. Ela tem livros editados na Espanha, Portugal, Grécia, Itália e Sérvia-Montenegro.

    Javier Arancibia Contreras é ex-repórter policial e autor de ‘Imóbile’, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura. Em 2012, foi destacado na lista dos 20 melhores jovens escritores brasileiros.

    Fabíola Farias é gerente de Coordenação de Bibliotecas e Promoção da Leitura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Doutora em Ciência da Informação, sua experiência profissional e acadêmica é marcada por temas como biblioteca pública, políticas públicas na área de livro, leitura e bibliotecas, leitura, formação de leitores, literatura, livros para crianças e jovens.

    Eucanaã Ferraz é poeta, professor, ensaísta e autor de histórias infantis. Lançou, de forma independente, seus poemas no ‘Livro Primeiro’, publicado em 1990. Ele é professor de Literatura Brasileira na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e desde 2010, atua como consultor de literatura do Instituto Moreira Salles.

     

    Comentários estão fechados.