Ex-proprietário da tradicional Farmácia Cerro Azul em Maringá, empresta o nome à Unidade de Saúde da Família de Cruzeiro do Sul. Inauguração será nesta sexta

Compartilhar

Ela chegou de manhã no trabalho exibindo um sorriso com uma ponta de orgulho, legítimo, diga-se, e deu a notícia aos amigos: “Uma unidade de saúde pública, que será inaugurada na sexta-feira, terá o nome do meu avô, lá em Cruzeiro do Sul. “Minha mãe ficou emocionada e a gente achou muito, muito legal”, emendou.

Tem razão, a Isabela Esteves. Homenagem merecida, para quem chegou àquelas bandas em 1957, quando o município acabara de ser emancipado, para montar a primeira farmácia da cidade. Naquela época, as farmácias também eram uma espécie de consultório médico e as tais receitas com CRM eram ainda mais raras do que, atualmente, letras legíveis.

João Esteves Parra, que se tornou popular como “Seu João”, iniciou-se nas manhas da profissão quando ainda usava calças curtas, aos 12 anos, como auxiliar de farmácia em Urupês, interior de São Paulo, onde nasceu, filho de um casal de imigrantes espanhóis. Depois, passou por Londrina e Nova Esperança, até comprar a farmácia em Cruzeiro.

Lá, Seu João acabou ocupando o posto mais alto do município. Foi prefeito de 1965 a 1968 e, depois de um tempo, sua dedicação à saúde das pessoas o levou a ser eleito vereador, de 1973 a 1976. Não raramente, batiam à porta da sua casa durante a madrugada, para que receitasse e vendesse fiado, algum remédio a doentes da família.

Seu João também passou por Maringá. Aqui, foi proprietário e responsável técnico da tradicional Farmácia Cerro Azul, na Zona 2, de 1986 a 1998, onde trabalhou até se aposentar. Ele faleceu alguns meses antes de completar 77 anos, em 2010, e foi sepultado na sua querida Cruzeiro do Sul, onde sempre manteve casa e terra.

Se a homenagem ao avô mexeu com o emocional da família Esteves Parra, com certeza a nova unidade de saúde da pequena Cruzeiro do Sul vai, de forma ainda efetiva e prática, vai proporcionar mais qualidade de vida e cuidados médicos aos cerca de 5 mil habitantes da pequena cidade que fica a 70 quilômetros de Maringá.

Na tarde desta quinta-feira (5/7), a construtora da Unidade de Saúde da Família vai afixar a placa, na qual constarão os nomes de João Esteves Parra, do atual prefeito Ademir Mulon e do secretário municipal de Saúde, Marcos César Sugigan, além de autoridades do Estado, que proporcionaram os recursos necessários para a obra.

Na unidade, que tem cerca de 400 m² e custou quase R$ 500 mil, serão centralizados todos os serviços públicos de saúde do município, prestados por quatro médicos – um é cubano, do Mais Médicos -, enfermeiros e auxiliares. Na inauguração, na manhã desta sexta-feira, Isabela já avisou, estará na primeira fila para agradecer a homenagem e  aplaudir o avô.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas