Após temporada na Itália, integrantes da Orquestra Filarmônica Unicesumar preparam concertos para apresentações em Maringá e Marialva

  • A Orquestra Filarmônica Unicesumar (OFUC) prepara dois concertos para apresentações em Maringá e Marialva. No Teatro Calil Haddad, a orquestra, junto a solistas convidados e com a participação do Cobra Coral, apresentam o concerto Gala Lírica. Será no domingo (24/6).

    Para julho, nos dias 30 e 31, segunda e terça-feira, a Orquestra Filarmônica Unicesumar se apresenta no Teatro Municipal Sonia Silvestre, em Marialva. Desta vez, o repertório será composto por temas de filmes.

    A orquestra é formada por 65 músicos organizados entre as sessões das cordas, sopros e percussão sinfônica. A estrutura conta, ainda, com toda uma equipe administrativa e de produção do Departamento de Cultura e Artes (DCA) da Unicesumar.

    Por meio do intercâmbio firmado com o Festival Internacional de Música da Escola Sonata (de Francisco Beltrão – PR), Rotary Clube, Teralife e Unicesumar, uma segunda turma de músicos passou nas últimas semanas por intenso aprendizado no Conservatório Cesare Pollini de Pádova, na Itália.

    O local é considerado um dos mais importantes da Itália pelos amantes da ópera, gênero musical que combina música instrumental e canto.

    Os violinistas Luiz Carlos Franzão, Marcelo Onetta e ; o contrabaixista acústico Douglas Henrique Lemes; e o cantor lírico Etcheverry Santi ficaram no conservatório entre os dias 7 de maio e 1º de julho, com o maestro Elio Orio.

    No ano passado, Orio auxiliou a Filarmônica na preparação do concerto “Quatro Estações”, de Antonio Vivaldi, para apresentação no festival de Francisco Beltrão.

    “O intercâmbio soma uma espetacular experiência musical dos jovens músicos da Orquestra Filarmônica Unicesumar, que tiveram contato com o berço do universo erudito”, diz o diretor artístico e regente titular da Filarmônica, Davi Oliveira.

    “Tudo muito interessante e veio de encontro com o que a gente já está aprendendo e também houve a oportunidade de conhecer coisas novas. Foi inesquecível”, comentou a estudante de Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e integrante da Orquestra, Mary Hilary, sobre as aulas de violino na Itália.

    “Os músicos foram presenteados com aulas de altíssimo nível e participaram de atividades em orquestras e conjuntos, as quais influenciarão na carreira dos contemplados”, afirmou o regente da orquestra. Os concertos que estão por vir prometem os resultados.

    Serviço:

    Maringá:

    • Concerto: Gala Lírica
    • Data: 24/6
    • Local: Teatro Calil Haddad
    • Horário: 20 horas
    • Ingressos: R$ 30 inteira e R$ 15 meia-entrada à venda na Livraria Campustore, bloco 8 da Unicesumar, das 8h às 22h.

    Marialva:

    • Concerto: Temas de Filmes
    • Data: 30 e 31 de julho
    • Local: Teatro Municipal Sonia Silvestre, Marialva
    • Horário: a definir
    • Ingressos: informações no 3027-6360

    Comentários estão fechados.