Criança em cena oferece aulas de teatro gratuitas para crianças e adolescente de 10 a 17 anos. Inscrições são limitadas e começam segunda-feira

  • Há 110 vagas para aulas de iniciação ao teatro gratuitas a crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, em Maringá, Iguatemi e Sarandi. É o projeto Criança em cena, promovido pela Cia Forféu Atividades Artísticas, por meio da Lei Rouanet.

    As inscrições começam segunda-feira (5/3) e seguem até sexta-feira (30/3). Mas as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. O coordenador do projeto Criança em Cena, Alan Gaitarosso, conta que no ano passado, todas as vagas foram preenchidas na primeira semana de inscrições.

    Serão formada seis turmas de no máximo 20 alunos. As aulas serão ministradas em dupla, pelos professores: Alan Gaitarosso, Andresa Viotti, Carla Guizelini, Lucas Oliveira, Marcela Caro, Renan Gustavo e Vanderlei Junior. O curso de iniciação ao teatro será realizado de março à novembro.

    Gaitarosso explica que o objetivo do projeto não é formar atores, e sim oferecer um espaço para que as crianças e adolescentes possam se expressar de alguma forma.

    “É uma espaço para as crianças discutirem, colocar seus pensamentos para fora, além de desenvolver a imaginação e as atividades cognitivas por meio da prática de atividades lúdicas”, disse.

    No inicio das aulas, geralmente são realizadas rodas de conversa, para que os participantes conheçam mais uns aos outros. O coordenador conta que nas primeiras semanas, as rodas não passam de cinco minutos.

    “Chega no fim do curso, as crianças criam um vínculo e tem que pedir para elas pararem de falar. Se deixar, ocupam todo o espaço da aula na conversa”, brincou.

    Em busca do resgate da cultura brasileira, os temas abordados envolvem danças típicas, folclore brasileiro e textos de autores paranaenses que são pouco difundidos.

    Ao final do curso, é realizado um espetáculo por turma do Criança em Cena. Na edição anterior, foram apresentadas tanto peças de própria autoria dos alunos, quanto montagens tradicionais, como “Bumba meu boi”.

    Dez anos da Cia Forféu

    A Cia Forféu Atividades Artísticas completou dez anos de iniciação teatral. Até há dois anos, o trabalho estava restrito ao Distrito de Iguatemi. “Toda vez que fazíamos apresentações em Maringá, as pessoas perguntavam como podiam participar. Mas infelizmente não era viável, porque as aulas eram apenas em Iguatemi”, disse.

    Pensando em expandir o projeto, inscreveram a companhia na Lei Rouanet e conseguiram o apoio. Desde 2017, colocaram o projeto em pratica em Maringá e Sarandi. No ano passado, foram abertas também 110 vagas e 99 crianças e adolescentes participaram do projeto até o fim.

    O coordenador conta que o resultado do ano passado foi de muita cumplicidade entre as crianças, em outras palavras, o objetivo foi atingido. “Tem os mais tímidos, outros mais introvertidos. Tivemos um aluno com princípio de autismo e outro com dislexia severa”, contou.

    Era inevitável não ficarem preocupados, com a maneira que as outras crianças iriam acolhê-los. “Por fim, eles participaram do espetáculo e podemos ver o respeito e a interação entre eles. Foi sem dúvida, muito legal”.

    Saiba onde serão as aulas:

    • CEU das Artes de Iguatemi – 1 turma – 20 vagas ( 10 a 15 anos)
      Segunda-feira das 14h às 16h
    • Centro da Juventude de Maringá – 1 turma – 20 vagas (10 a 15 anos)
      Terça-feira das 15h às 17h
    • Anpacin – Colégio Bilíngue para Surdos de Maringá – 2 turmar – 30 vagas
      Turma 1: quarta-feira das 13h às 15h (10 a 12 anos)
      Turma 2: quarta-feira das 15h às 17h ( 13 a 17 anos)
    • Arena das Artes de Maringá – 1 turma – 20 alunos (10 a 15 anos)
      Quinta-feira das 14h às 16h – a partir de maio
    • Colégio Jardim Universitário de Sarandi – 1 turma – 20 alunos
      Dia e horário a definir

    Mais informações no Facebook ou pelo telefone (44) 3052-0222

    É necessário preencher a ficha disponível nos locais de atendimento. Também é preciso levar cópia da identidade do aluno e de um dos responsáveis. As inscrições e as aulas são gratuitas, mas as vagas são limitadas.

     

    Comentários estão fechados.