Estudantes de Umuarama vencem desafio de ponte de macarrão em Maringá; recorde da cidade quase foi quebrado

  • A equipe “Trovão Dourado”, dos estudantes de engenharia civil e mecânica da Universidade Paranaense (Unipar), de Umuarama, venceu o desafio Ponte de Macarrão do Rio Ivaí, com uma maquete que suportou 186,67 kg. A marca ficou muito próxima do recorde de pontes de macarrão em Maringá, de 190,5 kg. 

    Promovida pela concessionária de rodovias Viapar, a competição foi realizada neste sábado, na sede da empresa. Participaram 15 grupos de estudantes de faculdades de engenharia da área de concessão da Viapar. 1

    Os estudantes de Umuarama que ganharam R$ 2 mil e o troféu estão acostumados com vitórias nestes campeonatos. É o terceiro 1º lugar em menos de dois anos.

    “É muita dedicação, estudo para entender como funcionam as matérias e, com isso, fazer os cálculos com precisão. O primordial é a cooperação entre os integrantes da  equipe. Sempre tomamos as decisões em comum acordo”, disse o estudante, Danilo Ratti da Silva.

    A equipe foi ainda formada por Matheus Henrique Rossato Casola e Marcelo Ximenes Pereira,

    Em 2º lugar ficou o grupo “Marilene”, da Uningá – Centro Universitário, de Maringá. A estrutura de macarrão construída pelos estudantes de engenharia mecânica, Pietra Evellyn Militão, Rafael de Oliveira Bisol e Gabriel Sempre Bom, suportou o peso de 146.91 kg.

    O terceiro lugar foi para a “Cup Noodles” da Faculdade de Engenharias e Arquitetura (Feitep), também de Maringá, dos acadêmicos de engenharia civil, Felipe Aquaroni Sanches, Lucas Cividini dos Santos, Leonardo Vitor e Allisson José Bernardes Vettor.

    A ponte de macarrão deles suportou 117,02 kg.

    Pontes são submetidas a teste de tração

    Antes de levadas à máquina para o teste de tração, que mede o peso que será suportado pela ponte de macarrão, todas as maquetes passam por uma avaliação precisa, como determina o regulamento da competição.

    “As equipes se dedicaram bastante na construção das pontes, projetos satisfatórios com cargas variáveis. É um evento valido para a formação de bons profissionais, uma maneira prática de trabalhar a matéria cálculo”, avaliou o professor da Feitep, Marcos Fernando Vinícius de Souza Schimitt.

    A ideia da Viapar foi promover a integração entre os alunos da região e, de quebra, divulgar a construção da ponte na PR-317, no Rio Ivaí, obra que é parte das obrigações do contrato de concessão.

    Comentários estão fechados.