Maringá confirma 5ª morte por Covid-19 e sistema de saúde de Paranavaí em colapso

Nesta edição o destaque é o colapso na saúde de Paranavaí, onde hospitais não estão tendo mais leitos para ocupar as pessoas que tem testes positivos para covid-19. E um dos grandes fatores para colapso foi o surto entre funcionários de uma empresa de abate e comercializa carne de frango.

  • Repercutiu:

A entrevista concedida na última segunda-feira (13) do ex-prefeito de Maringá Silvio Barros, que fez comentários que reverberaram nas redes sociais, dentre elas sua experiência em ter contraído covid-19. Mas sempre há as duas faces da moeda e destacou que está sofrendo as consequências deste isolamento, financeiramente, pois ficou sem realizar palestras (embora se possa questionar, se estando doente as poderia fazer).

A partir da pergunta final do Josué, o ex-prefeito fez uma fala de pré-campanha e se apresentou como um verdadeiro messias (ficou nas entrelinhas) capaz de resolver todos os problemas que possam surgir na economia de Maringá. Disse que a fonte inesgotável de recursos, depois da família Barros (deu a entender), só Deus, e que só alguém com muita fé pode acessá-los.

  • Liminar autoriza abertura de setores do comércio:

O juiz de Direito Fabiano Rodrigo de Souza, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Maringá, concedeu liminar ao Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, que agora poderão voltar às suas atividades, com restrições. Nos últimos dias entidades representativas de áreas do comércio têm conseguido liminares para voltar a funcionar, mediante regras, nem sempre cumpridas.

De acordo com a decisão provisória do juiz, os estabelecimentos comerciais sindicalizados poderão comercializar alimentos na forma de entrega, seja no balcão, delivery ou drive-thru, para serem retirados nas próprias dependências do estabelecimento, “contudo, permanecendo a restrição de consumo no local, para não ocorrer a aglomeração de pessoas”. Recentemente a prefeitura reabriu panificadoras, açougues e peixarias, também sob regras.

  • Cumprimento das medidas:

Em um vídeo postado pelo ator maringaense Hugo Bonemer, atualmente morando no Rio de Janeiro. O vídeo em questão é do ministro Sergio Moro, ministro da Justiça e da Segurança Pública, dirige-se aos brasileiros ‘cientes do desafio dos coronavírus’ e fala da portaria assinada na semana passada que prevê sanções a quem infringir as medidas de isolamento ou quarentena, ‘podendo até que cumprir uma pena de prisão’.

  • Leitos de UTIs lotados em Paranavaí:

A reunião do Comitê de Operação Emergencial (COE) na manhã desta segunda-feira (13) teve uma atualização da situação de Paranavaí sobre os casos do novo coronavírus. Com um surto recente em uma grande empresa de alimentos da cidade, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da Santa Casa já estão cheias.

‘Hoje, a Santa Casa está fazendo o que está ao seu alcance, pedindo auxílio aos municípios da região para utilização de respiradores. Estamos em uma situação difícil’, lamenta a secretária de Saúde, Andreia Vilar. A empresa comunicou à Vigilância que paralisou os trabalhos na quinta-feira (9) e orientou a todos os funcionários para cumprirem o isolamento domiciliar.
A Santa Casa de Paranavaí é o único hospital de referência para tratamento de casos do Covid-19 na região da Amunpar (28 municípios da região Noroeste do Paraná). “Recebemos um sinal de que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iria repassar dez leitos de UTI com respiradores para a Santa Casa, mas até agora não recebemos. Se os leitos e equipamentos não chegarem logo, podemos enfrentar uma grande dificuldade”, disse o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes.

  • Maringá confirma 5ª morte por covid-19:

Maringá registrou a quinta morte por coronavírus. Trata-se de um homem, de 52 anos, que teve o diagnóstico confirmado na quinta-feira (9/4) e morreu na noite de domingo (12/4). O paciente chegou a ser registrado como morador de Paiçandu, mas nesta segunda-feira (13/4) a Prefeitura de Paiçandu e o hospital confirmaram que a vítima era moradora de Maringá.

Textos com informações do Maringá News, Maringá Post, O Jiló e Portal da Cidade Paranavaí.

Assista à edição completa:

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.