‘Duvido que encontrem um quilômetro de floresta desmatada na Amazônia’, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro questionou nesta sexta-feira (16) as estimativas oficiais sobre o desmatamento na Amazônia e criticou os países que querem interferir na política ambiental do seu governo. “A Amazônia é do Brasil, não de vocês. Essa é a minha primeira resposta”, disse Bolsonaro, em um encontro realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, com correspondentes estrangeiros.

As estimativas do Inpe indicaram que a área de desmatamento ilegal na Amazônia cresceu 88,4% em junho em comparação com o mesmo mês de 2018

“Se destruíssemos tanta floresta como dizem nos últimos dez anos, não teríamos mais a Amazônia e isso não é verdade”, lamentou, acrescentando que desafiou a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron, a fazer um voo entre as cidades de Manaus e Boa Vista.

“Duvido que encontrem um quilômetro de floresta desmatada. Eu duvido muito”, destacou Bolsonaro. “Na Europa, no entanto, não vão encontrar um quilômetro de floresta”, completou.

Nesse sentido, o presidente considerou que se cria um alarme exagerado quando se desmata uma pequena proporção da floresta amazônica para fins econômicos e alegou que 80% dela está preservada pelos próprios proprietários.

As estimativas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicaram no início desse mês que a área de desmatamento ilegal na Amazônia brasileira cresceu 88,4% em junho em comparação com o mesmo mês de 2018.

“Nós preservamos mais que ninguém (…) Vou chamar o presidente do Inpe a Brasília para que me esclareça esses dados, porque pode ser que esteja a serviço de uma ONG”, comentou Bolsonaro.

*Com informações da EFE

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.