Bombeiros da Itaipu dão curso de sobrevivência a integrantes do Projeto Meninos do Lago

Instrutores, monitores e atletas do projeto participaram de atividade de deslocamento e sobrevivência nas águas do Rio Paraná

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    Na última semana de janeiro, bombeiros da Itaipu Binacional levaram 12 instrutores e monitores e dez jovens do Projeto Meninos do Lago para o meio das águas do Rio Paraná, próximo à Foz do rio Bela Vista, para ministrar um treinamento de deslocamento e sobrevivência em águas volumosas.

    Os atletas que participaram da atividade têm entre 14 e 19 anos e representam o Projeto em competições nacionais e internacionais de canoagem. Eles treinam periodicamente no Parque da Piracema, na Itaipu, por meio de convênio firmado entre a Binacional e o Projeto de Canoagem do Instituto Meninos do Lago (IMEL).

    O exercício proporcionou à equipe de canoagem compreensão de como atuar em águas mais volumosas. Eles realizaram o treinamento no rio Paraná, à jusante da barragem da Itaipu, onde o volume do rio atinge cerca de nove mil metros cúbicos por segundo (m³/s), vazão e força bem acima do Canal de Águas Bravas em que os atletas costumam treinar. 

    “Como eles participam de competições em outros cenários, em rios maiores, é importante que estejam preparados para reagir em situações de emergência em águas de correnteza mais intensa”, explica o chefe do Corpo de Bombeiros da Itaipu, Marcio Marquetto. 

    O treinamento prático incluiu dinâmicas para facilitar o salvamento aquático, como sustentação em águas agitadas, deslocamento em grupos em caso de naufrágio e sinalização para casos de resgate aéreo. Ensinando como pessoas à deriva podem fazer uma roda e formarem a chamada “estrela da vida” na superfície da água.

    A formação “Estrela da Vida”, para facilitar resgate aéreo. Foto: Itaipu.

    “Essa não é uma ação pontual; nós, bombeiros da Itaipu, buscamos sempre apoiar os projetos de Responsabilidade Social da empresa, colaborando com ações que visem a segurança desses diversos públicos, como cursos e treinamentos de suporte básico à vida”, diz Marquetto.

    “E para nós é confortante saber que podemos contar com um grupo de profissionais altamente especializado como o Corpo de Bombeiros da Itaipu”, declara Angel Sanches, treinador da equipe de canoagem. 

    O curso também contou com uma etapa teórica e etapa prática de primeiros socorros, focada em afogamentos e acidentes aquáticos, e acidentes com animais peçonhentos. 

    Além de Marcio Marquetto, os bombeiros da Itaipu Luciano Tristão e Fernando Sieminkoski, também foram instrutores da atividade de salvamento aquático. E os bombeiros Claudio Kriese e Vinicius Fraga foram os responsáveis pela instrução teórica e prática de primeiros socorros.

    Comentários estão fechados.