Projeto Semeando Gestão contribui com o sucesso da 22ª Jornada de Agroecologia

O evento reuniu mais de 30 mil pessoas, consolidando-se como o maior encontro de difusão da agricultura sustentável e popular no estado.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    O projeto Semeando Gestão, parceria da Itaipu Binacional com o Itaipu Parquetec e a Cooperativa Central da Reforma Agrária (CCA-PR), contribuiu com o sucesso da 22ª Jornada de Agroecologia, realizada entre os dias 6 e 10 de agosto, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O evento reuniu mais de 30 mil pessoas, consolidando-se como o maior encontro de difusão da agricultura sustentável e popular no estado.

    Organizada por cerca de 60 organizações, coletivos, instituições de ensino e movimentos sociais, a Jornada é um espaço que tem como objetivo o fortalecimento da Agroecologia, a partir da troca de saberes, parcerias e valorização da cultura popular. O Semeando Gestão, que é uma das iniciativas que fazem parte do programa Itaipu Mais que Energia, foi um desses parceiros. “O projeto contribuiu com a organização e programação técnica, além da logística e a mobilização de 270 representantes de 38 cooperativas e produtores da reforma agrária”, explicou o gestor do convênio pela CCA, Olcimar da Rosa.

    Um dos destaques foi a Feira da Agrobiodiversidade Camponesa e Popular, com mais de 250 feirantes e 100 empreendimentos da economia solidária, cooperativas e associações da reforma agrária, indígenas e quilombolas. Outro destaque foi o espaço gastronômico Culinária da Terra, com 40 opções de pratos típicos com ingredientes agroecológicos.

    Whatsapp Image 2025 08 14 At 13.30.04
    Foto: Diangela Menegazzi

    A 22ª Jornada contou também com a distribuição de 8 mil mudas doadas pelo Instituto Água e Terra (IAT) e pela Itaipu Binacional, além de 600 quilos de sementes crioulas, ramas e raízes trazidas por camponeses do interior e pela Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assesoar). A cultura popular também esteve presente, com mais de 20 apresentações com 200 artistas locais e nacionais.

    Dia de campo

    Outro marco importante desta edição da Jornada foi o 1º Dia de Campo, realizado no dia 8, no Assentamento Contestado (Lapa/PR). Organizado pela Cooperativa Terra Livre, Escola Latino-Americana de Agroecologia Ana Primavesi (ELAA), Assentamento Contestado, projeto Semeando Gestão e outras instituições parceiras, o evento contou com aproximadamente 500 participantes.

    “O objetivo dessa atividade foi promover o debate e ampliar o acesso das cooperativas a soluções tecnológicas e a estratégias para ampliar a produtividade, com demonstrações práticas de técnicas agroecológicas”, explicou o gestor pela Itaipu, Carlos Henrique da Silva Gonçalves.

    A Universidade Federal do Paraná (UFPR), que sediou pela sexta vez a Jornada, reafirmou seu compromisso de manter o evento em seu calendário. Para a vice-reitora Camila Fachin, agroecologia e universidade compartilham pilares comuns, como a defesa da justiça social, o combate à crise climática e a formação técnica e cidadã. Aproveitando a celebração de 20 anos do curso superior em Agroecologia, a UFPR anunciou um projeto piloto de compra de produtos agroecológicos para o restaurante universitário.

    Comentários estão fechados.