Workshop com nutricionista na Itaipu ensina refeições práticas e saudáveis

Empregados e estagiários colocaram a mão na massa e aprenderam sobre a saúde e o impacto de suas escolhas.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    O que você costuma consumir no trabalho? Come mais industrializados ou alimentos frescos? Essas reflexões sobre saúde e nutrição fizeram parte do workshop “Como planejar a alimentação no dia a dia”, realizado na última sexta-feira (28).

    A nutricionista Cínthia Correa ensinou empregados e estagiários da Itaipu a preparar lanches práticos e nutritivos. A ação foi organizada pelo Programa de Alimentação Saudável do Reviver em parceria com o Programa de Educação Ambiental Corporativa da Itaipu Binacional.

    “O intuito é apoiar empregados e estagiários a realizarem melhores escolhas. Planejar a alimentação é um hábito essencial para se cuidar da saúde, melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças”, explicou Denise Peres, coordenadora do Programa Reviver.

    Ao todo, 90 colaboradores participaram da oficina. Divididos em grupos, empregados e estagiários prepararam nove receitas que não requerem habilidades culinárias, como crepioca, panqueca doce e guacamole. “As pessoas passam um terço dos seus dias no trabalho. Por isso, buscamos estimular que elas adquiram o hábito de se alimentar melhor nesse período, trazendo de casa lanches mais nutritivos”, disse a nutricionista Cínthia Correa. E completou: “Comer é um ato político”.

    A coordenadora do Programa de Educação Ambiental Corporativa, Fabiane Colling, concorda. Ela lembra que as escolhas que as pessoas fazem no momento de planejar as refeições geram impacto sobre o meio ambiente, a economia e a sociedade. “Se você compra de um grande mercado ou do pequeno produtor, da agricultura familiar, está fazendo escolhas em relação a determinadas formas de cultivo, a manejo de água e solo, desmatamento, quantidade de agrotóxicos etc. Por isso, queremos com essa ação fomentar melhores escolhas”.

    Receitas variadas

    Whatsapp Image 2025 03 31 At 16.52.55
    Foto: Sara Cheida / Itaipu Binacional

    Namir Barros, que trabalha na Divisão de Tecnologia de Materiais, aprendeu a preparar guacamole. “Tenho muito interesse pela alimentação saudável. A minha esposa é nutricionista e aprendo muito com ela, mas sempre há espaço para novos conhecimentos”, comentou. “Durante minha infância, meus pais não tinham tanta informação, tomávamos refrigerantes e consumíamos muitos produtos industrializados. Hoje, procuro me alimentar bem, e já percebi melhora na minha saúde e na qualidade de vida”.

    Tamires Razente, estagiária da Divisão de Sistematização da Manutenção, escolheu o preparo da panqueca de banana com cacau. “Gostei muito das receitas. São interessantes, dá vontade de fazer. No dia a dia, tento me alimentar de forma saudável, mas na correria acabo optando por algo mais rápido que nem sempre é mais saudável”, afirmou. No workshop ela aprendeu que pode continuar optando pelo mais rápido, já que as receitas ensinadas podem ser preparadas para toda a família em um tempo médio de 20 minutos.

    Solange Brol, da Divisão de Administração de Benefícios, diz que está sempre em busca de informações sobre a alimentação saudável. “Sempre pesquiso novas receitas, tanto para levar ao trabalho quanto para minha casa, porque tenho um filho de sete anos e quero estimular hábitos saudáveis nele”, disse. Todos os dias, ela utiliza a marmita distribuída pela Itaipu a empregados e estagiários, feita em fibra de bambu e trigo, para levar ao trabalho o lanche e almoço que prepara em casa.

    Comentários estão fechados.