No Show Rural, Itaipu reafirma compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável

Diretor de Coordenação Carlos Carboni foi um dos convidados do Painel sobre práticas ESG no agronegócio, nesta segunda-feira (10), no Espaço Impulso.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    O diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, participou do painel “ESG na Prática: Vantagens Competitivas e Sustentáveis para o Agro”, nesta segunda-feira (10), durante o Show Rural Coopavel. No evento, ele reafirmou o compromisso da Itaipu com o desenvolvimento sustentável e a inovação.

    O painel reuniu especialistas e líderes do setor, onde Carboni discutiu a importância de integrar práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, em inglês) no agronegócio, visando aumentar a sustentabilidade, competitividade e produtividade.

    O painel, mediado pela jornalista Poliana Corrêa, do Itaipu Parquetec, também contou com a participação de:

    • Lucimar Novaes da Silva Bazzo, gerente de Meio Ambiente da Coopavel;
    • Glaico Gundin, CEO e cofundador da Impactability;
    • Eduardo de Miranda, diretor de Negócios e Empreendedorismo do Itaipu Parquetec.

    Os debatedores compartilharam suas visões sobre os desafios e oportunidades do ESG no agronegócio, destacando a necessidade de uma governança sólida para impulsionar as práticas sustentáveis.

    Carlos Carboni enfatiza a centralidade do ESG para a Itaipu Binacional

    Carlos Carboni destacou a centralidade do ESG para a Itaipu Binacional, especialmente em sua ligação com a tecnologia. “Precisamos estar antenados e aproveitar o potencial que temos na nossa região para utilizar a tecnologia na preservação do meio ambiente, cuidado com as pessoas e geração de economia”, afirmou o diretor.

    Lucimar Bazzo discute gestão de recursos naturais

    Durante o painel, Lucimar Bazzo ressaltou a importância da gestão adequada dos recursos naturais para garantir a produtividade e a competitividade do setor agroindustrial. “A fim de aumentar a produção, reduzir o impacto ambiental e diminuir os custos, é necessário aliar inovação e tecnologia à produção, buscando maior produtividade na mesma área de terra”, explicou.

    Glaico Gundin e a combinação de inovação e ESG

    Glaico Gundin ressaltou que a combinação de inovação e ESG é fundamental para enfrentar os desafios do crescimento populacional e da demanda por alimentos, sem comprometer o meio ambiente.

    Programa Acelera ESG e as startups inovadoras

    Eduardo de Miranda falou sobre o programa Acelera ESG, uma iniciativa da Itaipu Binacional em parceria com a Itaipu Parquetec. O programa visa promover a inovação e atender às demandas de sustentabilidade do mercado, estimulando o desenvolvimento de tecnologias e soluções que conciliem a produção de alimentos com a preservação ambiental e o bem-estar social.

    “O edital nos surpreendeu com o número de participantes, 130 startups de todo o Brasil. Após refinamento, selecionaremos as ideias que se encaixam com o propósito e objetivo, visando um produto que faça sentido para o mercado, trazendo solução efetiva em tempo hábil. A união de agroindústrias, agricultores e startups acelera o processo de desenvolvimento de produtos inovadores”, disse Miranda.

    Compromisso com o desenvolvimento sustentável

    Carlos Carboni finalizou o painel afirmando que a iniciativa da Itaipu Binacional reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável do Brasil e do Paraguai. Isso está alinhado com sua missão de promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região. Ao investir em práticas ESG e inovação, a Itaipu contribui para a construção de um futuro mais próspero e sustentável para o agronegócio e para a sociedade como um todo.

    Comentários estão fechados.