Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Itaipu Binacional foi oficialmente reconhecida pelo Guinness Book como a maior produtora de energia elétrica acumulada do mundo nesta sexta-feira (1º). A celebração ocorreu na margem brasileira da usina, localizada em Foz do Iguaçu, Paraná, e marcou um novo marco na história da geração de energia.
Desde o início das operações em 1984, Itaipu gerou um total de 3.038.273.179 MWh, o que é suficiente para abastecer o mundo por 43 dias ou o Brasil por aproximadamente cinco anos e 11 meses. O evento contou com a presença de diretores da usina e ministros de estado do Brasil e do Paraguai.
Durante a cerimônia, uma juíza do Guinness entregou o certificado ao diretor-geral brasileiro, Enio Verri, e ao diretor paraguaio, Justo Aricio Zacarías Irún. Este é o segundo reconhecimento da usina no livro dos recordes, sendo a primeira a menção de que Itaipu é o objeto mais valioso do planeta, com um custo de construção de mais de 27 bilhões de dólares.
A usina, que ao longo de sua trajetória já chegou a gerar um quarto da energia consumida no Brasil em 1997, atualmente representa cerca de 8% a 10% da produção nacional, um reflexo do aumento de novas fontes de energia no sistema. A estrutura, que utiliza ferro e aço suficiente para construir 380 Torres Eiffel, possui 196 metros de altura e uma extensão do lago de 170 quilômetros, abrangendo uma área de 1.350 km².
Comentários estão fechados.