Itaipu deve atingir marca histórica de 3 bilhões de MWh neste sábado (9)

Nenhuma outra usina produziu tanta energia como a Binacional. Essa energia toda poderia abastecer o mundo inteiro por 43 dias.

  • A usina de Itaipu deve atingir neste sábado (9) a produção de 3 bilhões de megawatts-hora (MWh) de energia acumulada desde o início de sua operação, em maio de 1984. A estimativa é da Diretoria Técnica, área responsável pela operação do empreendimento binacional.

    Esse volume de energia é tão elevado que daria para abastecer o planeta inteiro por mais de 43 dias. Nenhuma outra usina no mundo gerou tanta energia limpa e renovável, e esse montante dificilmente será superado nas próximas décadas por qualquer outra hidrelétrica.

    Depois de Itaipu, a usina de Três Gargantas, na China, com uma potência instalada de 22.600 MW, ante 14 mil MW de Itaipu, foi a hidrelétrica que teve a melhor produção acumulada. A chinesa gerou um total de 1,66 bilhão de MWh até 2023, ou seja 55% do total produzido pela usina brasileiro-paraguaia.

    Comparativos

    Os 3 bilhões de MWh acumulados desde o início da produção de Itaipu seriam suficientes para abastecer, além do mundo inteiro por 43 dias: o Brasil, por 5 anos e 11 meses; o Paraguai, por 221,5 anos; o estado de São Paulo, por 21 anos e 9 meses; por um ano, 662 cidades do porte de Curitiba; ou, também por um ano, mais de 5 mil cidades do porte de Foz do Iguaçu.

    Ano singular

    A conquista da nova marca acontece num dos anos mais importantes para a história da hidrelétrica, tanto do ponto de vista operacional quanto do empreendimento. Em 5 de maio de 2024, a  usina completa 40 anos de produção e, no dia 17 do mesmo mês, serão comemorados 50 anos da criação da empresa binacional.

    Pensando o futuro

    Para o diretor-geral brasileiro, Enio Verri, “a excelência no processo de produção garante a tranquilidade necessária para a gestão da empresa pensar na Itaipu dos próximos 50 anos, sempre aplicando as melhores práticas de cuidado ambiental e sem perder de vista o desenvolvimento sustentável do Brasil e do Paraguai”.

    E finaliza: “É uma marca que precisa ser comemorada e que reflete a excelência técnica não só dos brasileiros e paraguaios que construíram a Itaipu, mas também daqueles que hoje a aperfeiçoam, e a quem dedico meu agradecimento”.

    Comemoração

    Para o diretor técnico executivo, Renato Sacramento, “chegar a esse marco num ano tão importante para Itaipu é motivo de orgulho para brasileiros e paraguaios, que mantêm um empreendimento essencial para a segurança energética dos dois países”.

    Ele destaca que “esses números, que muito orgulham brasileiros e paraguaios, só são possíveis devido à sinergia existente entre as diferentes áreas da Diretoria Técnica e dela com as demais diretorias da empresa, bem como pela elevada qualificação dos profissionais de Itaipu”.

    Ainda segundo Sacramento, “além de um processo de operação da usina que busca a melhor utilização da água e dos equipamentos para atender as necessidades dos sistemas elétricos brasileiro e paraguaio, essa marca é alcançada graças também a um criterioso processo de manutenção, que garante a elevada confiabilidade e disponibilidade dos ativos necessários à produção de energia”.

    Foto: Alexandre Marchetti / Itaipu Binacional

    Comentários estão fechados.