Cerveja & rock ‘n’ roll: bandas que produzem a bebida

Embora tenha um grande clichê junto com a afirmação, é conhecido que rock e cerveja são elementos que combinam bastante.

  • Foto de Timothy Dykes na Unsplash

    Embora tenha um grande clichê junto com a afirmação, é conhecido que rock e cerveja são elementos que combinam bastante. O som agitado e pesado da música muitas vezes orna muito bem com a bebida saborosa, gelada e, claro, com a graduação alcóolica certa para ajudar a desinibir e curtir o momento.

    Muitas bandas de rock e estilos próximos (blues, heavy metal e afins) sabem bem disso, e sabem que seu público-alvo muitas vezes é similar, e por isso se tornou cada vez mais comum ver rótulos da milenar bebida de cevada adornados com logotipos de gigantes da música pesada.

    Para quem gosta de cerveja, de rock ou de os dois ao mesmo tempo – e é muita gente – conhecer mais a fundo quais bandas resolveram investir nisso pode ser muito interessante.

    Falaremos de alguns grupos famosos que investiram nisso, e mesmo que não abordemos todos, o que seria impossível, esperamos que seu artista favorito tenha um rótulo saboroso para você conhecer e, quem sabe, apreciar.

    Cervejas artesanal hoje: variedades e qualidades

    Nos últimos anos a cerveja entrou no seleto rol de bebidas apreciadas não apenas pelo público geral, mas explorada por “connoisseurs” da mesma forma que já acontecia há tanto tempo com seu primo elegante, o vinho, também um fermentado milenar.

    Também por conta da popularização da produção cervejeira artesanal, seja em pequenas fábricas, seja até mesmo nas casas, o número de rótulos cresceu, e cresceu também a oferta no mercado. Como consequência, cada vez mais vemos categorias diferentes da bebida de cevada.

    Se o vinho tem merlot, cabernet sauvignon e tantos outros, as cervejas passaram a aparecer nas prateleiras como lager, weiss, IPA, sour e tantas e tantas outras.

    Assim como o vinho, aliás, o processo químico de aperfeiçoamento das cervejas também evoluiu, e muitos produtores passaram a fazer a titulação dos seus rótulos – um processo que consiste em pegar uma amostra da bebida e misturá-la com uma dosagem titulada, ou seja, uma solução química que serve para adequar o nível de acidez da bebida.

    Isso é especialmente importante em rótulos mais ácidos, como a sour, e ajuda a produzir uma bebida final mais refinada, agradável ao paladar e adequada para o consumo, naturalmente. Várias das cervejas de banda seguem esses princípios, e falaremos de alguns dos rótulos mais destacados disponíveis hoje.

    Bandas que investem em cervejas próprias

    Vejamos, finalmente, quais são algumas das bandas de rock e estilos próximos que investiram em cerveja e colocaram o logotipo do grupo na garrafa.

    Iron Maiden

    Talvez a mais famosa de todas as cervejas de banda seja a The Trooper, do lendário Iron Maiden. Na verdade, “The Trooper” começou como apenas um rótulo, mas atualmente se desenvolveu em 13 variedades, todas disponíveis num site dedicado da banda.

    Claro que é impossível descrever todos os rótulos em pouco espaço, mas é a variedade é tanta que fãs de todos os tipos da bebida vão se achar ali – desde quem aprecia uma cerveja sem álcool (Runnin Free Lager) até uma porter pesada (Red ‘N’ Black), entre muitas outras.

    AC/DC

    Se tem uma banda cuja cerveja com a banda em si, é o AC/DC e sua já relativamente antiga Australian Hardrock, muitas vezes chamada simplesmente de AC/DC Beer, ou “Cerveja do AC/DC”.

    É uma German Pilsen clássica e pura no sentido pleno da palavra – ou seja, feita de acordo com a Lei de Pureza da Cerveja de 1516, que determina que uma cerveja só pode ser considerada pura se for feita de água, lúpulo e malte de cevada. Mais puro que isso, só o puro rock do AC/DC.

    Sepultura

    Como não poderia ser diferente, o Brasil também está representado, e muito bem representado, na nossa lista. O Sepultura é o maior representante do rock/heavy metal do país, com folga, e a cerveja lançada pela banda, a Bamberg Sepultura Weizen, cativou e impressionou assim como o grupo.

    Trata-se de uma parceria da banda com a cervejaria Bamberg, obviamente, e o resultado é um produto 100% nacional com notas cítricas e cor alaranjada, ótima para refrescar no calor brasileiro.

    Mastodon

    Representante mais moderno das bandas citadas na nossa lista, o Mastodon é um grupo norte-americano de 1999 e que tem ganhado cada vez mais fama na cena da música pesada, misturando heavy metal tradicional com elementos de prog, sludge e mais.

    Já a cerveja da banda, a Black Tongue, é fruto de uma parceria da banda com a cervejaria inglesa Signature Brew, e o resultado final é uma bela Double Black IPA de 8,3%, densa e pesada, mas agradável de apreciar, exatamente como o som da banda.

     

    Comentários estão fechados.