Com 38 mil pulseiras distribuídas, Paraná localiza 600 crianças perdidas nas praias

Desde o início da temporada de verão, mais de 38 mil pulseirinhas foram entregues para garantir a segurança de crianças e pessoas vulneráveis nas praias do estado.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    As forças de segurança pública do Paraná estão realizando a distribuição de pulseirinhas de localização nas praias do litoral e da costa Noroeste desde o início do Verão Maior Paraná, em 21 de dezembro de 2024. Até o momento, mais de 38 mil unidades foram entregues, com uma média de 1.266 pulseiras distribuídas por dia.

    As pulseiras contêm o nome da criança e um número de contato do responsável. Em 30 dias, cerca de 600 ocorrências foram registradas, com uma média de 20 casos diários, nos quais os desaparecidos foram localizados rapidamente. A medida tem como objetivo garantir a segurança das pessoas, prevenindo incidentes como afogamentos ou atropelamentos.

    Além de crianças, as pulseiras também são fornecidas a idosos com problemas de saúde, como a doença de Alzheimer, e adultos com deficiência intelectual. A distribuição ocorre em postos fixos, unidades móveis e durante grandes eventos, como shows, nas praias de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e em algumas localidades do Noroeste do estado.

    A ação tem sido coordenada pelas equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, entre outras unidades da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). As pulseiras, feitas de material resistente, possuem lacre de segurança para evitar que sejam facilmente removidas.

    Em caso de desaparecimento, os responsáveis devem procurar agentes de segurança próximos, que acionam os protocolos para localizar rapidamente os desaparecidos, utilizando viaturas e veículos especializados, como quadriciclos e UTVs. A orientação é que os responsáveis mantenham vigilância constante sobre as crianças, uma vez que a pulseira é uma medida adicional de segurança.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.