Temperaturas negativas em 15 cidades: Paraná vivencia o dia mais frio de 2024 com -5,3°C

General Carneiro registra -5,3°C, a menor temperatura do ano. Quatorze cidades no estado têm mínimas abaixo de zero. Previsão indica elevação gradual das temperaturas a partir de quinta-feira (15).

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    Nesta terça-feira (13), o Paraná enfrentou o dia mais frio de 2024, com temperaturas alcançando -5,3°C em General Carneiro e sensação térmica de -9,2°C. Diversos municípios registraram as menores temperaturas do ano, incluindo Curitiba, com mínima de 1,4°C e máxima de 12°C, conforme dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

    O meteorologista William Max de Oliveira Romão, do Simepar, explica que a drástica queda nas temperaturas é causada por um anticiclone, uma massa de ar de alta pressão que empurra o ar frio da atmosfera para a superfície. A previsão é que a pressão do ar se afaste a partir de quinta-feira (15), permitindo a entrada de um sistema de baixa pressão e elevando gradualmente as temperaturas.

    Até lá, a previsão é de geada intensa em Guarapuava, Palmas, Pato Branco e União da Vitória, além de geada moderada em outras áreas. O Simepar atualiza as condições climáticas em seu site e oferece alertas de geada com até 72 horas de antecedência por meio do serviço Alerta Geada, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

    • Veja a lista de mínimas AQUI . 

    Para proteger as lavouras contra as geadas, o IDR-Paraná recomenda cuidados específicos, como a proteção dos cafeeiros jovens com palhada ou terra e a proteção de canteiros e estufas de hortaliças.

    Comentários estão fechados.