Simepar prevê chuva intensa e risco de temporais no Paraná a partir de domingo

Instabilidade ganha força no fim de semana com a chegada de uma frente fria; domingo deve concentrar as tempestades mais severas no estado.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    Após dias de tempo estável, o Paraná volta a registrar instabilidade. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o calor e a umidade devem intensificar as chuvas nos próximos dias, com risco de temporais mais fortes no domingo (16), quando uma frente fria avança pelo estado.

    A instabilidade deve atingir principalmente as regiões Oeste, Sudoeste e Norte. Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, há possibilidade de ventos fortes, raios, granizo e chuva volumosa. Entre a tarde e a noite de domingo, o avanço das tempestades pode alcançar também o Litoral.

    Nas áreas mais afetadas por tornados recentemente, como Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo, o tempo segue instável até o início da próxima semana. A previsão indica pancadas ocasionais e potencial elevado para tempestades severas no domingo.

    A segunda-feira (17) deve começar com chuva em grande parte do estado, especialmente nas regiões Centro-Leste e Litoral. A tendência é de que o tempo volte a estabilizar a partir de terça-feira (18).

    Na quarta-feira (12), o Simepar registrou temperaturas acima dos 30 °C em 24 estações meteorológicas, com destaque para Loanda (37,6 °C), Paranavaí (35,3 °C) e Cambará (35,1 °C). As rajadas de vento chegaram a 77,4 km/h em Loanda e 69,1 km/h em Cascavel.

    Comentários estão fechados.