Xarope da Vovó e mais quatro produtos são proibidos pela Anvisa; saiba quais

Produtos foram suspensos por falta de registro ou por não atenderem aos padrões exigidos. Decisão inclui medicamentos e ingrediente alimentar.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, na última sexta-feira (18), a fabricação, comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso de cinco produtos considerados irregulares. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e atinge tanto medicamentos sem registro quanto um ingrediente alimentar fora dos padrões legais.

    Entre os itens suspensos está o “Xarope da Vovó”, também vendido como “Xarope da Vovó Isabel”. O produto, de origem desconhecida, vinha sendo anunciado sem qualquer autorização da Anvisa — sem registro, notificação ou cadastro.

    A Anvisa também proibiu três suplementos da empresa Gru Nutra Nutri Ltda.:

    • Colágeno + Vitamina C
    • L-Treonato de Magnésio
    • Espinheira Santa

    Todos foram encontrados em circulação sem aprovação da agência. Além da venda, as propagandas desses produtos também foram consideradas irregulares.

    Outro item alvo da proibição foi o suplemento Curcumyn Long (extrato de cúrcuma longa 95%), fabricado pela Akron Pharma Ltda.. Segundo a Anvisa, o produto não cumpre as especificações legais relacionadas à forma de extração da substância e deverá ser recolhido imediatamente.

    A medida visa proteger a saúde da população e reforça a importância de verificar se medicamentos e suplementos têm registro aprovado no site oficial da Anvisa antes do consumo.

    Comentários estão fechados.