Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Estão abertas, até 18 de julho, as inscrições para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), destinado a concluintes de graduação em medicina inscritos no Enade 2025 e demais interessados. A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo Sistema Enamed, conforme calendário divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).
A prova será aplicada no dia 19 de outubro e contará com 100 questões objetivas, abordando conhecimentos e competências nas áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental. Todas as áreas terão peso equivalente.
A avaliação segue as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e os normativos atuais para a formação médica no Brasil. A proposta é medir o desempenho dos futuros médicos com base em padrões nacionais de qualidade e alinhar os critérios com a prática profissional no Sistema Único de Saúde (SUS).
Além da prova, os participantes deverão preencher questionários obrigatórios, como o de percepção da prova e o de perfil do estudante (para concluintes do Enade) ou o contextual (para os demais inscritos).
A participação no Enamed é obrigatória para os estudantes inscritos como concluintes de medicina no Enade 2025. Já os demais interessados, como egressos e candidatos às especialidades médicas de acesso direto, podem participar de forma voluntária, utilizando os resultados no processo seletivo do Exame Nacional de Residência (Enare).
O exame tem como objetivo central avaliar se os estudantes adquiriram as competências esperadas pela formação médica, subsidiar o aprimoramento dos cursos e unificar o processo avaliativo entre Enade e Enare, promovendo maior transparência, padronização e eficiência no acesso à residência médica.
Comentários estão fechados.