Mapa proíbe venda de cafés contaminados e exige retirada do mercado; veja quais são

Lotes das marcas Melissa, Pingo Preto e Oficial foram considerados impróprios para consumo e devem ser recolhidos. Consumidores são orientados a não ingerirem os produtos e denunciar pontos de venda.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desclassificou três marcas de café torrado após identificar impurezas e substâncias acima dos limites permitidos por lei. As análises laboratoriais revelaram a presença de micotoxinas e matérias estranhas nos produtos das marcas Melissa (lote 0125A), Pingo Preto (12025) e Oficial (263).

    Segundo o Mapa, os cafés não atendem aos padrões mínimos de identidade e qualidade exigidos para o consumo humano. Entre as irregularidades encontradas estão fragmentos de outras sementes, areia, pedras e resíduos da lavoura, como cascas e pedaços de madeira.

    As empresas responsáveis foram notificadas e deverão recolher os lotes irregulares do mercado. O ministério também recomenda que consumidores interrompam o uso desses produtos e solicitem sua substituição.

    Caso os cafés ainda estejam sendo vendidos, o consumidor pode denunciar por meio do canal Fala.BR, informando o nome e endereço do estabelecimento.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.