Itaipu lança novos caminhões interativos da Expedição do Conhecimento em Foz do Iguaçu

Os novos veículos são equipados com tecnologias e atividades interativas voltadas à conservação ambiental.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Na próxima terça-feira (13), a partir das 9h, a Itaipu Binacional apresenta ao público duas novas carretas da Expedição do Conhecimento, projeto itinerante voltado à educação ambiental.

    O evento será realizado no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu (PR), e contará com a presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, e do diretor de Coordenação, Carlos Carboni.

    As novas unidades, desenvolvidas em parceria com o Itaipu Parquetec, trazem uma proposta ainda mais tecnológica e interativa, com ambientes imersivos, recursos de realidade aumentada e atividades lúdicas que abordam temas como água, energia, sustentabilidade e mudanças climáticas. Os caminhões ficarão abertos à visitação pública até às 20h.

    Durante o lançamento, mais de 300 alunos da Escola Municipal Josinete Holler serão os primeiros a explorar as novidades. Cada carreta foi projetada como um espaço de descobertas, com simulações que conectam os visitantes a questões ambientais de forma prática e envolvente, despertando a consciência para atitudes sustentáveis no dia a dia.

    A iniciativa integra o convênio “Educação Ambiental, Ciência e Sustentabilidade III”, com foco na ampliação da abrangência do projeto para os 399 municípios do Paraná e 35 do sul do Mato Grosso do Sul. Desde seu lançamento em 2020, a Expedição do Conhecimento tem levado ciência e educação ambiental a diferentes público.

    O objetivo é informar, conscientizar e sensibilizar sobre a importância da conscientização ambiental, seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s).

    A visita começa com uma visão ampla do universo até a Terra, explorando os ambientes naturais e as mudanças climáticas, além de destacar ações humanas que impactam o planeta. Em seguida, conecta os visitantes à importância dos seres vivos, da água e das florestas, demonstrando a situação atual desses ambientes diante dos impactos ambientais. Ao final, apresenta soluções sustentáveis e destaca o papel de cada visitante como agente de mudanças na conservação ambiental.

    Comentários estão fechados.