Expedição Xingu parte de Maringá para levar cadeiras de rodas e material escolar para os índios

  • Voluntários do Rotary International pertencentes ao Distrito 4630 (Norte e Noroeste do Paraná) iniciam nesta sexta-feira, 25, a Expedição ao Xingu, que vai levar 19 cadeiras de rodas do Projeto Mobilidade para Todos, solicitadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai). As cadeiras são provenientes da parceria com a Free Wheelchair Mission, Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR) e Distrito 4630.

    O Parque Indígena do Xingu é a maior e mais importante reserva indígena brasileira. Fica no coração do Brasil, no norte de Mato Grosso, divisa com o Pará, numa região de transição entre o cerrado e a Floresta Amazônica.

    De acordo com a líder da expedição e coordenadora de projetos do Rotary Club de Maringá-Parque do Ingá, Renata Mestriner Krambeck, além das cadeiras de rodas, 700 kits de materiais escolares, compostos por caderno, apontador, giz de cera, lápis de cor, lápis preto e borracha, serão levados para as crianças do Xingu.

    “A colaboração voluntária de várias pessoas da comunidade, rotarianos e parceiros nos permitiu arrecadar estes itens que também foram solicitados pela fundação para as crianças. A expedição terminará no dia 2 de julho. Em razão da pandemia, iremos em um grupo pequeno, com 5 veículos 4×4, mais uma van que levará as 19 cadeiras de rodas solicitadas”, destaca Renata.

    Gilce Duarte Côrtes, paratleta de Maringá, é a embaixadora do Projeto Mobilidade para Todos. Artista plástica, a paratleta é portadora da síndrome de Usher (retinose pigmentar junto à perda auditiva) e foi escolhida embaixadora do projeto do Distrito 4630, pela sua determinação no esporte e sua representatividade como mulher, sendo um exemplo de superação.  Ela participa de jogos oficiais nacionais e internacionais como provas de estrada (resistência e contrarrelógio) e pista (velódromo).

     

    Comentários estão fechados.